Período ampliado, por que esse tempo a mais na escola?

por Flávia Montagna

Coordenadora Educação Infantil da Escola Viva

A imagem mostra uma criança com um regador.

Quintal - grupo Laranja

Há alguns dias, uma cena chamou a minha atenção na rotina da Escola Viva. 

Alguns alunos do grupo Laranja (3 a 4 anos), ao terminarem de almoçar, esvaziaram seus pratos, jogando os restos de alimentos no lixo e, espontaneamente, foram para a pia lavar as suas louças. 

Conversaram, deram risada, lavaram os pratos e desceram para o descanso. 

A imagem mostra uma criança lavando louça.

Período ampliado - grupo Laranja

Uma cena do cotidiano

Essa cena do cotidiano é um exemplo das oportunidades que o período ampliado dá aos educadores para trabalharem conceitos importantes, como coletividade, respeito e cuidado de uns com os outros.

Temas como esses fazem parte de um conceito mais amplo e muito discutido pelo MEC: a Educação Integral

“A Educação Integral visa garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, afetiva, social, física e cultural, além de proporcionar o senso crítico, fundamental para tomadas de decisão cotidianas e para a construção de um projeto de vida autoral.”

Veja o texto completo em Educação integral e ensino de qualidade

A imagem mostra 3 crianças brincando com um brinquedo de peças de montar coloridas.

Atividade com blocos - Período ampliado 

Educação Integral na prática

O conceito de Educação Integral não deve confundir-se com o de período integral, que diz respeito ao tempo que o aluno ou aluna permanece na escola. 

Porém, um tempo maior na escola nos permite incorporar à rotina atividades que contribuem para a formação do estudante de maneira leve, divertida e integrada ao cotidiano. 

Em 2022, a Escola Viva implementou para a Educação Infantil a possibilidade das crianças ficarem na escola por 3 horas adicionais todos os dias, em período semi-integral, que, por aqui, chamamos de período ampliado. 

As atividades às quais as crianças se dedicam no período ampliado se diferenciam das atividades do período regular, pois temos menos intencionalidade na rotina. 

A imagem mostra 3 crianças brincando em um quintal de chão de terra.

Quintal unidade Infantil

O que isso significa?

Temos uma rotina previsível, porém flexível, permitindo acomodar, cada vez mais, o ritmo e os interesses de cada aluno ou aluna, sempre cuidando para que as crianças tenham tempo de cuidado pessoal, brincadeira e descanso…

A imagem mostra 2 crianças dormindo.

Momento de descanso - Período ampliado

Também nos dá oportunidades para trabalharmos tanto o coletivo - com turmas diferentes e outras referências de educadores -, quanto atividades diversificadas, trabalhando com grupos menores. 

O planejamento do período ampliado na Escola Viva

O planejamento é pensado em torno do brincar livre e de alguns eixos:

  • Brincadeiras com a natureza: atividades com horta, terra, areia, água e plantas - fazer e contemplar. Cuidados e “convívio” com os bichos da escola.
  • Atividades de culinária: preparo de alimentos para lanche ou almoço, integrados ao plantio: por exemplo, manter canteiros de temperos e ser “responsável” por colher temperos do dia para a cozinha. 
  • Brincadeiras de faz de conta: atividades no faz de conta nos quintais e salas de aula - construção de espaços, instalações, brincadeiras de piquenique, casinhas, cabanas, brincadeiras com bonecas, bichos e histórias.
  • Atividades de corpo e movimento: exploração dos brinquedos e instalações do quintal, atividades na sala com foco em habilidades específicas, participação nos processos de cuidado e higiene (colocar e tirar roupas, escovar dentes, lavar mãos, alimentar-se com supervisão do adulto). 
  • Atividades expressivas: artes, música, corpo e movimento.

A imagem mostra algumas crianças e adultos ao redor de uma mesa de alimentação.

Momento de refeição 

Afinal, por que esse tempo a mais na escola?

Assim, o período ampliado na Escola Viva tem sido marcado por momentos como cuidar da louça depois do almoço, ajudar um amigo que não está conseguindo colocar o sapato, comer sozinho, fazer a própria cama, compartilhar de novas experiências, dando ainda mais sentido para uma Educação Integral.


Baixe o ebook:  Educação integral e ensino de qualidade

A imagem mostra a capa de um ebook.

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva

 


Educação Infantil
Amarelinho e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º (Verde) e 2° ano (6 a 8 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(3º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

UMA ESCOLA DO GRUPO


Política de privacidade

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: