À noite na escola - o evento do Grupo Vermelho

por Daniela Munerato

Coordenação Pedagógica Infantil e Fundamental 1

As diferentes experiências marcam a nossa da vida de forma muito especial. Viver algo novo em um lugar conhecido nos ajuda a crescer.

A imagem mostra um quintal, à noite, iluminado e cheio de gente.

Estar na Escola Viva à noite representou exatamente isso para nossos queridos alunos e queridas alunas dos Grupos Vermelhos (5 e 6 anos).

O acantonamento, como historicamente o evento é chamado, existe na Escola Viva há muito tempo e surgiu com a proposta das crianças viverem uma preparação para passarem a noite na escola, longe da família, mas em um lugar conhecido, com pessoas conhecidas, lidando com sentimentos como a coragem, saudades, animação, felicidade….Naquela época, dormir fora de casa era algo novo para crianças dessa idade e estar na escola entre amigos e professores marcava esse crescimento.

Tão importante quanto a um momento novo é a sua preparação: antecipar acontecimentos, falar sobre os sentimentos, ouvir sobre os sentimentos do outro, contar com o apoio dos adultos e de outras crianças do mesmo grupo, fazer desenhos, participar da organização, esperar, contar os dias... Acordar cedo para não perder a hora do encontro, que só aconteceria às 17h30!

A escola preparada para o evento

Chegar ao final do dia e encontrar a escola preparada especialmente para os grupos fez os olhos brilharem (os deles e os nossos!).

Empolgadíssimos, os Vermelhos e suas famílias passaram por uma cortina de fitas coloridas que, simbolicamente, representavam os sentimentos que depois puderam ser escolhidos nas fitas da caixinha na entrada.

A imagem mostra uma caixa com fitas coloridas, e duas mãos retirando as fitas.

Munidos dos seus amuletos de coragem, agora, sim, os Vermelhos estavam muito preparados!

Reunidas em seus grupos, as crianças conversaram sobre a programação do evento e logo saíram para brincar nos Cantos com diferentes desafios que já esperavam por elas no Quintal

A imagem mostra um quintal iluminado.

O Quintal à noite

Já era noite, luzes coloridas mudaram a fotografia de um espaço que estamos tão habituados a ver ensolarado e enfeitado com a sombra das nossas árvores.

As galinhas já estavam dormindo, e os coelhos já recolhidos quietinhos, mas o nosso Quintal estava muito acordado, com muita cor, música e brincadeira

A imagem mostra 3 crianças brincando em um brinquedo de ferro.

O jantar também foi um momento muito especial e esperado por todos. Nas mesas, as crianças procuraram seus nomes, encontraram seus lugares e suas parcerias. Devidamente acomodadas, saborearam uma deliciosa sopa de legumes, pizza, brigadeiro de colher e uvas. Que delícia jantar com os amigos e amigas!

A imagem mostra um prato de sopa, uma fatia de pão e uma etiqueta onde está escrito o nome Fernanda.

Brincadeira e cantoria ao redor da fogueira

Quando saíram do refeitório, um Quintal já totalmente diferente aguardava pelas crianças. Ao redor da fogueira, agora era a hora da nossa Cantoria, liderada pela nossa querida Gisele Milani, Coordenadora da área de Música.

Cada grupo cantou suas músicas preferidas. Foi um momento lindo. Muitas vozes e muita emoção ao redor do calor gostoso da fogueira.

A imagem mostra um adulto tocando teclado e várias crianças ao redor.

E para finalizar, o Fabio, professor e membro do Núcleo de Diferenciação Pedagógica da Escola Viva, organizou uma empolgante caça ao tesouro, envolvendo as crianças com uma incrível história de piratas.

A caça ao tesouro

Foi muito divertida a busca das pistas pela escola, cada criança com a sua lanterna.

A imagem mostra, em primeiro plano, um menino com uma lanterna; atrás, várias crianças.

Uma comemoração empolgante a cada nova descoberta. O desafio de achar o tesouro, cavar o buraco na terra e abrir o baú.

A imagem mostra um grupo de crianças e um adulto observando um mapa com lanternas.

Quantas conquistas!

Sim, os Vermelhos estão crescidos e já conseguem ficar até tarde na escola, com coragem, animação e cooperação.

Sem dúvida, contaremos muitas histórias nascidas neste momento que vivemos juntos!

Baixe o ebook:  Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

A imagem mostra a capa de um ebook.

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva