ENSINO FUNDAMENTAL 1:

DO 1º AO 5º ANO

Entram crianças no início do 1º ano e saem adolescentes no final do 5º ano

No Fundamental 1, a construção do conhecimento acontece a partir de novas formas de se relacionar com o mundo e com toda a sua complexidade.

As experiências vividas na Educação Infantil articulam-se com diferentes possibilidades de investigar, perceber, representar, aprofundar-se e compreender os usos sociais da leitura e da escrita, do uso da língua inglesa, da matemática, das ciências naturais e humanas, das diferentes linguagens artísticas e corporais, da tecnologia e também da importância de conviver de forma ética e responsável em uma sociedade plural e diversa.

Chegando ao Fundamental, os saberes são sistematizados. O estudante aprofunda as respostas sobre si, sobre o outro e sobre o mundo.

Junto a um currículo previsto, agora é tempo de explorar, elaborar hipóteses e novas perguntas para traçar percursos investigativos, pessoal ou individual, de um grupo, de uma série, da escola…

Nesta faixa etária, o aprendizado acontece além da exploração

No Fundamental 1, as crianças aprendem também por experiências que promovam reflexões, por manifestações de diferentes pontos de vista, pelas novas questões e também pela necessidade dos registros que acompanhem seus novos percursos de aprendizagem.

Um processo que precisa de tempo para acontecer, para fazer sentido e para incorporar-se ao contexto social e significativo.

As diferentes linguagens que, integradas, ampliam-se.

Como mais uma opção ao período regular, as Atividades Complementares oferecem cursos e atividades que também enriquecem as experiências dos estudantes e podem atender às demandas de horários das famílias.

Leia no blog da Escola Viva: Atividades complementares em uma Escola que é Viva

Educação integral em período integral, mais tempo para explorar, descobrir e experimentar

Horário - Ensino Fundamental 1:

De segunda a quinta-feira - das 8h às 15h30.
Às sextas-feiras -das 8h às 12h30.

Alessandra Melo de Camargo Campos

fotos_1 (1)

Zita Ursini

Em qual turma eu caí?

Os grupos são cuidadosamente organizados por séries.

A formação dos grupos contempla a diversidade desenhada a partir da singularidade de cada aluno e aluna.

Mas algumas atividades acontecem com todo o grupo ou com meio grupo ou com pequenos grupos ou ainda com trios, que podem ser formados por crianças da mesma série ou de séries diferentes.

São as nossas Propostas Integradas!

A Proposta Integrada é uma forma de organizar o estudo integrando áreas, disciplinas e/ou conteúdos, oferecendo propostas com desafios e processos variados para subgrupos integrados de várias turmas/séries trabalharem simultaneamente.

As Propostas Integradas podem contemplar vários campos:

• Cidadania, convívio e cultura;
  • Escritores, leitores/linguagens;
  • Resolução de problemas e investigação;
  • Intervenção socioambiental.

Leia no blog da Escola Viva: Mas, afinal, o que é Proposta Integrada?

Disciplinas ou Linguagens?

Na Escola Viva, utilizamos o termo "linguagens" para o antigo conceito de "disciplinas".
O termo remete às muitas linguagens disponíveis e conectadas para comunicar, expressar e refletir.

Um trabalho integrado entre professores(as) e áreas diversas, conectando essa diversidade nos projetos, ampliando as integrações e possibilitando novos caminhos para reflexão.

Saiba mais sobre cada uma das linguagens aqui.
[inserir o link da página quando ela existir]

Um pouco mais do que compõe a nossa rotina

Trabalho Pessoal

O Trabalho Pessoal (TP) é um dos momentos da rotina que privilegia a escolha do estudante.

Possibilita situações de interação com o conhecimento por diferentes formas de produção e linguagens variadas, com base na escolha do estudante e com o apoio do(a) professor(a).

O foco está no gerenciamento dos planos de trabalho, construídos a partir de metas individuais de aquisição formal e no aprendizado de procedimentos e hábitos de estudo.

Rodas / Assembleia

Rodas de conversa e assembleias de classe são espaços reservados para discussões da dinâmica do grupo, de problemas vivenciados pelos alunos e alunas, para o apontamento de soluções.

São reuniões quinzenais e contam com a participação dos coordenadores de série.

Esses encontros também preparam as reuniões de representantes de classe, que reúnem estudantes, professores, monitores educacionais e o coordenador pedagógico, com o objetivo de mobilizar para as questões de convívio.

Leia no blog da Escola Viva: Representantes de turma: protagonismo do começo ao fim

Estudo de Meio

Os Estudos do Meio são propostas muito importantes

Com saídas de 1 dia até viagens de 3 dias, os Estudos do Meio são momentos de trabalho de campo nos quais os estudantes praticam a observação, a coleta e a análise de informações, orientados por propostas das várias áreas curriculares, sistematizando suas descobertas com o auxílio de várias linguagens.

Leia no blog da Escola Viva: Estudos do Meio: quando a aprendizagem acontece em todo lugar