Equipe Viva

Zita Ursini

Francisco Ferreira

Direção pedagógica

Francisco Manuel de Carvalho Costa Ferreira é formado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela mesma universidade, com foco em linguística aplicada ao ensino de língua estrangeira. Possui também pós-graduação em administração escolar e coordenação pedagógica.
Fez um curso sobre abordagens de ensino e aprendizagem de língua estrangeira em Mills College, na Califórnia, e participou de seminários nacionais e internacionais sobre esta temática.

Está na Escola Viva desde 2003 e ocupa atualmente a direção pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Atua também em cursos de formação de professores nas áreas de currículo, avaliação e pedagogia diferenciada e tem diversos artigos publicados sobre o ensino de língua inglesa e educação em geral.

Francisco

"A Escola Viva tem como objetivo formar alunos com competência e sensibilidade para planejar e fazer a gestão dos seus percursos. Isso envolve desenvolver o pensamento crítico e a criatividade, fazer com que os diversos saberes estejam a serviço da compreensão do mundo natural e social em que vivemos, realizar projetos que articulem as diversas áreas do conhecimento com os projetos de vida dos estudantes e entender que qualquer trajetória individual pressupõe uma responsabilidade com a construção de uma coletividade e do bem comum.
"

Marília Costa

Direção pedagógica

Marília é pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou durante 21 anos na Educação Básica como diretora, coordenadora pedagógica e professora de Ensino Fundamental. Atuou 12 anos no ensino superior como professora no curso de Pedagogia; Coordenadora de Programas de Pós-graduação e Educação Continuada e Coordenadora do curso de especialização em Educação Inclusiva (Pós-Graduação lato sensu). Desde 1990, trabalha como formadora e coordenadora pedagógica em Programas de Formação de Professores e Gestores Públicos. Foi consultora do Ministério da Educação, de Secretarias Municipais de Educação, de escolas particulares e organizações sociais, em temas relacionados à Alfabetização, leitura e escrita; educação inclusiva; inclusão social; gestão pedagógica.

marilia_costa

"Educar com qualidade pressupõe uma comunidade que educa em conjunto. Por isso, na Escola Viva a parceria escola-família é muito valorizada. A educação de nossas crianças e jovens precisa ser pensada e realizada de forma compartilhada por todos os envolvidos.
Educar é ensinar, é partilhar saberes, mas também diz respeito à formação de pessoas em relação às diferentes dimensões da vida, que inclui desenvolver consciência pessoal, social e ecológica, que deem sustentação para a convivência harmônica e construtiva com os outros e para a participação em processos sociais que resultem em  relações sustentáveis com o ambiente social e com a natureza.
"

Quem compõe nossa Equipe Pedagógica

FLAVIA MONTAGNA

Coordenação Pedagógica Educação Infantil (Amarelinho a Laranja)