As competências socioemocionais na escola

 

 

Competências socioemocionais são as habilidades que desenvolvemos ao longo da vida e que estão ligadas à nossa capacidade de conviver, trabalhar e nos relacionar. 

AS imagem mostra um criança olhando através de um brinquedo.

O que são competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e que estão relacionadas à capacidade de conviver, trabalhar e se relacionar. Estão ligadas à inteligência emocional e são essenciais na formação do cidadão socialmente responsável e preparado para lidar com as suas próprias emoções e também com as relações com o mundo. 

O objetivo do trabalho com o desenvolvimento de competências socioemocionais excede o limite do “saber”, abrangendo também o “saber fazer”.

A proposta pedagógica da Escola Viva valoriza esse caminho. Uma visão integral de educação que vai além do desenvolvimento intelectual e demonstra preocupação com dimensões fundamentais, como a social, física, emocional e cultural

Os caminhos competências socioemocionais indicados pela BNCC 

A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a considerar o desenvolvimento das competências socioemocionais como aspecto obrigatório nas propostas pedagógicas.

A BNCC também reforça a necessidade de superar a fragmentação dos conteúdos, indicando como norma a conexão dos saberes das várias disciplinas e orientando as propostas no caminho pela multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, trilhas sempre percorridas pela Escola Viva desde as suas origens, há mais de 40 anos.

Segundo a BNCC, competências são “(…) mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”

Tipos de competências socioemocionais

1 - Conhecimento

2 - Pensamento científico, crítico e criativo

3 - Repertório cultural

4 - Comunicação

5 - Cultura digital

6 - Trabalho e projeto de vida

7 - Argumentação

8 - Autoconhecimento e autocuidado

9 - Empatia e cooperação

10 - Responsabilidade e cidadania

Agora entenda um pouco mais sobre cada uma delas. 

Conhecimento

Valorizar e saber utilizar conhecimentos construídos historicamente, sobre o mundo físico, digital, social e cultural, para poder compreender e explicar a realidade, continuar somando conhecimentos e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A imagem mostra duas crianças lendo um livro.

Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade e recorrer à abordagem das ciências, que inclui imaginação, criatividade,  investigação, análise e crítica, para poder investigar causas, elaborar hipóteses, resolver problemas e criar soluções. 

A imagem mostra uma criança observando uma pedra com lupa.

Repertório cultural

Compreender e valorizar as manifestações artísticas e culturais locais e mundiais, para ter a capacidade de participar das práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

A imagem mostra uma criança interagindo com uma fantasia de um boi.

Comunicação

Utilizar diferentes linguagens - verbal, corporal, visual, sonora e digital -, assim como conhecimentos das linguagens das artes, matemática e ciências, para se expressar e compartilhar ideias, experiências e sentimentos nos mais variados contextos.

A imagem mostra várias crianças interagindo em um teatro de sombras.

Cultura digital

Utilizar, compreender e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética em diversas práticas sociais, incluindo escolares, para acessar e comunicar, produzir conhecimentos, solucionar problemas e exercitar o protagonismo na vida pessoal e coletiva.

A imagem mostra uma crianças de fone de ouvidos em frente a um notebook.

Trabalho e projeto de vida

Valorizar a diversidade do saber e da cultura e apropriar-se de conhecimentos e experiências, para entender as características próprias das relações no mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentação

Argumentar com base em informações confiáveis, para formular e defender ideias e decisões que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético para o cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

A imagem mostra uma roda de crianças.

Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se e saber cuidar da saúde física e emocional, para poder compreender-se e reconhecer as suas próprias emoções e as dos outros.

Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação, para conquistar respeito e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com valorização da diversidade dos indivíduos e meios sociais, sua cultura, identidade e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

A imagem mostra 3 alunos fazendo tarefas em mesas escolares.

Responsabilidade e cidadania

Agir com autonomia, responsabilidade, resiliência e determinação, para tomar decisões, respeitando os princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências socioemocionais na proposta pedagógica da Escola Viva

As competências socioemocionais, portanto, não podem ser medidas de forma exata, não “caem na prova”. 

O trabalho pedagógico com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais extrapola o desenvolvimento intelectual e navega nos mares do crescimento pessoal de cada indivíduo. 

Aos longos dos últimos 45 anos, a Escola Viva tem colaborado no desenvolvimento socioemocional de muitas crianças (algumas, hoje, adultos já pais e mães de atuais alunos e alunas) com um olhar pedagógico amplo e abrangente, promovendo a saúde mental em todos os âmbitos do convívio escolar, tornando o dia a dia da escola um ambiente convidativo e acolhedor.

Uma proposta humanizada (e humanizadora) que identifica emoções, faz roda para conversar sobre elas e suas implicações no indivíduo e, principalmente, no grupo. 

Lições diárias que ensinam a alunos e alunas as regras fundamentais para a convivência e a vida em sociedade. 

A imagem mostra crianças conversando sentadas em um quintal de terra.

O desenvolvimento das competências socioemocionais na prática escolar

O construir, junto com os alunos e alunas, valores que orientem o convívio e as possíveis formas de lidar com situações da vida, forma não apenas estudantes, mas também cidadãos.

Uma concepção coerente com a perspectiva de uma educação integral, que pensa o sujeito de forma global, considerando as dimensões sociais e emocionais, profundamente relacionadas, uma vez que uma influencia e é influenciada diretamente pela outra.

Pode-se dizer, com tranquilidade, que, mesmo muito antes das competências socioemocionais tornarem-se componentes curriculares obrigatórios na BNCC, o desenvolvimento dessas habilidades já estava no centro dos processos de aprendizagens da Escola Viva. 

Um ebook para falar de  Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

O tema - desenvolvimento das competências socioemocionais -, tão importante na proposta da Escola Viva, está disponível de forma mais aprofundada e exemplificada no ebook “Desenvolvendo competências socioemocionais na escola”, que você pode acessar e baixar gratuitamente na imagem abaixo.


Baixe o ebook:  Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

A imagem mostra a capa de um ebook.

Siga as redes sociais da Escola Viva - Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva















Educação Infantil
Amarelinho, Amarelo e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano (6 a 9 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(4º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: