Tenho as melhores orientações, respeitando a identidade do meu filho.
Nina Junqueira, mãe do Joaquim
Projeto
pedagógico
Para a Escola Viva, a experiência, a reflexão e a ação sobre a realidade são as formas pelas quais o conhecimento é construído e reconstruído.
Entendemos ser papel da escola a promoção do desenvolvimento das potencialidades das crianças em relação às suas dimensões lógico-matemáticas, linguísticas, corporais, visuais, musicais, inter e intrapessoais .
Optamos por um currículo que promove vivências que ampliam as possibilidades de compreensão do mundo, conscientizando a criança da importância da sua participação social, descobrindo-se como elemento ativo no seu próprio processo de desenvolvimento.
Na Educação Infantil, interação e brincadeira são pano de fundo para a construção da aprendizagem. Os jogos, as brincadeiras tradicionais ou com regras, o brincar livre e o faz de conta têm espaço privilegiado na rotina. Propostas que constituem a cultura das infâncias e permitem que a criança desenvolva atividades criadoras e criativas, encontrando significados pessoais para as situações e os objetos disponíveis.
Nossos espaços
Nosso espaço é pensado para ser palco para brincadeiras, escolhas, encontros e relacionamentos. Um espaço a serviço da aprendizagem.
Quintais de terra batida, muitas árvores e pequenos animais proporcionam às crianças a possibilidade de experimentar a relação com a natureza e explorar uma diversidade infinita de movimentos e percepções na rotina do dia a dia.
Os móveis das salas de aula podem ser organizados e reorganizados de acordo com as propostas pedagógicas que estejam acontecendo. E, no Infantil, todas as salas ampliam-se para deliciosas varandas integradas com o quintal.
São 2 unidades de Educação Infantil: uma para as crianças de 1 a 3 anos; e a outra para as crianças de 4 a 6 que, nessa unidade, também convivem com crianças de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental. Uma divisão que favorece o atendimento das especificidades de cada faixa etária.
A unidade dos menores (1 a 3 anos), além dos espaços amplos, conta também com sala de culinária, de atividades corporais com espelhos e espumas, além de pequenos esconderijos que fazem a alegria das crianças. Todo o projeto arquitetônico é pensado e avaliado cotidianamente para que elas possam transitar com liberdade e autonomia.
Na unidade das crianças de 4 a 6 anos, além do amplo quintal de terra, há também uma casa na árvore, uma biblioteca que abraça o quintal, sala de música, espaço do circo...
Equipe
Uma equipe preparada e acolhedora, composta por educadores e educadoras experientes, atentos e formados para as demandas da faixa etária. Os profissionais passam constantemente por formação e estão pessoalmente envolvidos no acompanhamento cuidadoso dos processos de aprendizagem de cada um dos alunos ou alunas.
Clique nas imagens e conheça a nossa equipe.
Alessandra Campos
Ana Carolina Storel
Anita Galvão
Cintia Galina
Daniela Klepacz
Fábio Cruz
Fernanda Catani
Giuliana Peres
Jamille Mascarenhas
João Girardelli
Juliana Nordi
Juliana Palota
Laura Furtado
Marisa Muhringer
Melissa Panzutti
Mila Zacharias
Naya Sá
Natália Francisco
Núbia Lopes
Paloma Ormelli
Renata Pimentel
Sandra Storino
Tatiana Garrido
Violeta Annunziato
Zita Ursini
Alessandra Campos
Ana Carolina Storel
Anita Galvão
Cintia Galina
Daniela Klepacz
Fábio Cruz
Fernanda Catani
Flávia Montagna
Giuliana Peres
Jamille Mascarenhas
João Girardelli
Juliana Nordi
Juliana Palota
Katia Keiko Matunaga
Laura Furtado
Marisa Muhringer
Mila Zacharias
Naya Sá
Natália Francisco
Núbia Lopes
Paloma Ormelli
Renata Pimentel
Sandra Storino
Tatiana Garrido
Violeta Annunziato
Zita Ursini
Educação integral e em período integral
O período integral favorece o trabalho da escola em todas as dimensões do desenvolvimento infantil.
Os horários são flexíveis para atender às demandas das nossas famílias.
O protagonismo faz parte da rotina desde a Educação Infantil: tempos de escolhas, tempos em pequenos grupos, tempos de alimentação, de cuidados pessoais, de descanso e, é claro, muito tempo para brincar e aprender sobre os temas de trabalho pensados para cada grupo!
Inglês
O Inglês está presente diariamente em diferentes momentos da rotina. As crianças interagem - com e pela da Língua Inglesa - de uma forma orgânica e engajada. Nessa faixa etária, o faz de conta fundamental para brincar, aprender e ampliar as possibilidades de comunicação. As crianças que vivem em diferentes lugares do mundo brincam das mesmas coisas! Nesse explorar de corpo, sons, ritmos e fonemas, a criança constrói o seu repertório linguístico, também em Inglês.
Famílias
A parceria com as famílias é fundamental. A partir dessa relação, de confiança e troca constante, construímos há quase 50 anos uma educação de qualidade.
O período de acolhimento (adaptação) respeita as necessidades individuais das crianças e inclui a presença dos(as) adultos(as) de referência.
Nos momento de entrada e saída das crianças, as famílias têm a possibilidade de manter um contato diário com professores, professoras e com a coordenação pedagógica.
Ao longo do ano, promovemos muitos encontros em reuniões pedagógicas coletivas e individuais, além de eventos preparados para as crianças e suas famílias.
Horários
Amarelinho a Laranja (1 a 3 anos)
Segunda a quinta-feira
8h às 15h30 ou 9h30 às 17h
Sexta-feira
8h às 12h ou 9h30 às 17h
O horário de saída pode ser flexibilizado em função das demandas familiares.
Azul a Vermelho (4 a 6 anos)
Segunda a quinta-feira
8h às 15h30 ou 9h30 às 17h15
Sexta-feira
8h às 12h15 ou
13h às 17h15
O horário de saída pode ser flexibilizado em função das demandas familiares.