Educação integral e ensino de qualidade

Uma educação integral é aquela que valoriza, além dos aspectos acadêmicos, as competências socioafetivas, responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades para o trabalho em grupos, a negociação, a liderança e a autonomia. 

A imagem mostra crianças em torno de um livro e feijões.

Uma formação integral tem como meta garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, afetiva, social, física e cultural, além de proporcionar o senso crítico, fundamental para tomadas de decisão cotidianas e para a construção de um projeto de vida autoral.

Nessa perspectiva ampla de aprendizagem, o estudante não é apenas estimulado a decodificar linguagens e armazenar conteúdos, ele é também convocado a problematizá-los e a criar a partir deles. 

Figura ativa no processo de formação

Como figura ativa de seu processo de formação, o estudante é também incentivado a desenvolver o senso de autogestão, capacitando-se para regular sua aprendizagem e direcionar seus talentos para a construção de um percurso pessoal. Isso favorece não só seu desempenho acadêmico, mas também a identificação de seus talentos e afinidades. 

Uma formação integral proporciona um processo em que a criança e o jovem aprendem a lidar com dúvidas, erros, frustrações e adversidades do percurso educacional, não apenas como elementos a superar, mas também como bases fundamentais para o autoconhecimento e o desenvolvimento de um projeto de vida sustentável.

Há quatro décadas, a Escola Viva propõe um olhar inovador e crítico para o ensino e a aprendizagem, entendendo a formação humana como um processo integral. 

A imagem mostra uma criança seguindo uma trilha de pedras em um chão de terra.

Mas o que significa ensino integral?

O Ministério da Educação (MEC) refere-se ao termo “ensino integral” não como tempo de permanência na escola, mas como uma forma de aprendizagem que entende o aprendiz de modo amplo e complexo.

O estudante é muito mais do que um receptor de informações, ele é um ser ativo que se conecta a fatos e conteúdos de modo a integrá-los a seus interesses, necessidades e possibilidades, considerando os aspectos familiares, sociais, afetivos e profissionais. 

A educação ou formação integral não visa o sucesso acadêmico isoladamente, mas a construção de múltiplas habilidades: mentais, físicas, estéticas, relacionais, afetivas e atitudinais. 

A imagem mostra várias crianças e adolescentes em uma quadra poliesportiva.

Por que optar por uma formação integral?

A formação integral da Escola Viva proporciona experiências de aprendizagem que promovem diferentes competências e envolvem o uso de linguagens diversas: rodas de leitura,  simulações, assembleias de estudantes, interações pelos meios eletrônicos, atividades em equipes de trabalho, aulas de projetos pessoais, atividades de corpo e movimento, propostas artísticas e expressivas, etc. 

Recursos didáticos e materiais diversificados - desde livros e cadernos até laboratório Maker, aplicativos digitais, diferentes jogos e games - incentivam o estudante a agir autonomamente. 

O estudante é convocado a explorar sua capacidade comunicativa, de liderança e de cooperação para lidar com desafios de sua vida social e afetiva, sendo capaz de entender a negociação entre as pessoas como parte decisiva do desenvolvimento global.  

A Escola Viva entende a aprendizagem como um processo não linear de construção de saberes e considera o fazer, o vivenciar, o refletir e o sentir como formas de abordar e interagir com os conteúdos de aprendizagem. 

A imagem mostra mesas com jogos e crianças ao redor. Ao fundo, estantes de livros.

Os diferenciais de uma proposta pedagógica voltada à formação integral 

  • Instrumentos diversificados: avaliações diagnósticas processuais e focadas em perfis de aprendizagem; 

  • O professor é mediador no processo de aprendizagem, estimulando a construção do conhecimento com e pelo estudante; 

  • Espaços intencionalmente organizados para que favoreçam a interação entre alunos, alunas, educadores, e para que sejam, eles mesmos, um espaço de aprendizagem; 
  • Ter a família como papel essencialmente participativo no contexto e no dia a dia escolar. 

A imagem mostra crianças e um adulto ao redor de uma mesa onde se encontram vários materiais.

Desenvolvimento humano global

A Escola Viva entende que o desenvolvimento humano global é fruto das relações do sujeito com tudo que o cerca. 

Entende que os desafios, os diálogos e o trabalho em grupos são imprescindíveis para uma educação sólida, tanto dentro como fora da sala de aula. 

Uma formação integral valoriza a cultura, a interação, a sensibilidade estética e também o pensamento lógico-científico, a capacidade analítica, a aquisição de idioma estrangeiro, entre outros, entendendo as aprendizagens como dinâmicas e interconectadas. 

Por isso, um dos focos de trabalho é a interdisciplinaridade, que valoriza a comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento, de forma rica e complexa.

Desde as suas origens, a Escola Viva trabalha diariamente no desenvolvimento contínuo de uma uma proposta pedagógica que entende a formação humana como um processo integral. 

A imagem mostra três crianças jogando bola em um quintal arborizado.

Baixe o ebook:  Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

 

A imagem mostra a capa de um ebook.

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva

 

 


Educação Infantil
Amarelinho, Amarelo e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano (6 a 9 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(4º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: