ENSINO FUNDAMENTAL 2:

DO 6º AO 9º ANO

A chegada ao Fundamental 2 marca uma importante etapa do desenvolvimento pessoal e estudantil da criança e do adolescente e da sua relação com o mundo

Além das mudanças físicas e emocionais desta fase, também é tempo de lidar com um nível maior de rigor e desafio no cotidiano escolar e ainda com um maior número de professores(as), uma grande mudança na rotina escolar.

Uma fase que demanda diferentes estratégias de ensino e aprendizagem e um contato ainda maior com múltiplas linguagens, que permitem o entendimento da cultura, a expressão de si e a comunicação multifacetada.

Para além do currículo básico e obrigatório, a proposta da Escola Viva favorece a ampla formação cultural, o desenvolvimento da sensibilidade e capacidade para lidar com a pluralidade e diversidade.

Um ambiente que prepara para o trabalho em equipe, para a responsabilidade pessoal, resiliência e flexibilidade diante do novo.

Seguindo uma alternativa consistente para o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores, o currículo transborda para disciplinas não convencionais:

• Educação Financeira
  • Tecnologia e Inovação
  • Mídia e Educação
  • Orientação Educacional
  • Trilhas Investigativas
  • Protagonismo
  • Grupos de Ajuda
  • Monitoria Acadêmica
  • Saraus culturais

Leia no blog da Escola Viva: Parece divertido, mas será que estão aprendendo?

Cai na prova?

Neste momento, as estratégias e abordagens didáticas e de avaliação têm um lugar essencial na aprendizagem.

A avaliação é composta por diversos instrumentos que ajudam a identificar o que o estudante já sabe e o que ainda está na sua zona de desafio.

O processo avaliativo não só indica os resultados alcançados, mas também gera informações que professores(as) e estudantes utilizam para ensinar e aprender de forma mais eficaz e significativa.

Questões-problema mobilizam os estudantes em torno de investigações sobre a realidade e envolvem processos críticos e criativos, conectando as diferentes áreas do conhecimento e utilizando uma rede de agentes educadores que vai além dos(as) professores(as).

Projetos e pesquisas avançam cada vez mais para fora dos muros da escola. Os Estudos do Meio tornam-se mais frequentes e complexos, uma poderosa modalidade didática que amplia o olhar, permite observar in loco e conhecer outras referências.

Leia no blog da Escola Viva: Estudos do Meio: quando a aprendizagem acontece em todo lugar

Vale destaque nos objetivos

• potencializar as capacidades dos estudantes, respeitando as diferenças e tomando-os sujeitos protagonistas da própria aprendizagem;
  • partilhar, construir e consolidar saberes para que possam constituir uma visão de mundo comprometida com a apreciação crítica, a valorização e a renovação das tradições culturais e sociais;
  • proporcionar uma sólida formação geral, despertando um profundo sentido de responsabilidade como membro de uma coletividade que atue de maneira crítica, ética e responsável.
Alessandra Melo de Camargo Campos

Violeta Annunziato

fotos_1 (1)

Zita Ursini

Educação integral em período integral

Educação integral em período integral, mais tempo para explorar, descobrir e experimentar.

Horário Fundamental 2:
Segunda a quinta-feira, das 7h45 às 15h30.
Sexta-feira, das 7h45 às 13h15.

Como mais uma opção ao período regular, as Atividades Complementares oferecem cursos e atividades que também podem atender às demandas de horários das famílias.

Leia no blog da Escola Viva: Educação integral e ensino de qualidade

E quem coordena tudo isso?

No Fundamental 2, o trabalho de gestão é realizado em dupla: um coordenador pedagógico, que trata das questões didático-pedagógicas em parceria com a equipe docente, e uma orientadora educacional, que se debruça sobre as questões de relacionamentos e socioafetivas.

Leia no blog da Escola Viva: Entre o ursinho de pelúcia e o sutiã - Uma pequena reflexão sobre a pré-adolescência

Quem faz nosso time de professores e professoras do F2

• Lucas Meirinhos e Fabiana Caputo (Língua Portuguesa)
  • Liana Queiroz e André Dainesi (Matemática)