Como a escola pode ajudar os estudantes a construírem seus futuros

 

Como será a vida após a escola? Certamente esta pergunta está na cabeça de muitos jovens que estão terminando o Ensino Médio

Imagem mostra estudantes em uma exposição.

foto de arquivo - Evento Semana de Tecnologia

O que significa um futuro promissor?

Ingresso na faculdade, trabalho, cursos e intercâmbios são algumas alternativas e, por trás delas, um desejo comum: desenvolver um projeto de vida que faça sentido e pareça promissor. 

Entrar na universidade é um grande passo na construção desse projeto, mas não significa automaticamente um futuro de sucesso. Da mesma forma, passar um tempo viajando e conhecendo novos contextos pode significar uma experiência crucial, e não um “atraso” nos planos.

O futuro se constrói

O Ensino Médio é o último ciclo da educação básica, importante fase para engajar estudantes na sociedade de maneira mais prática. Eles passam a pensar sobre as questões da vida adulta, baseados nos aprendizados sobre cidadania, cultura, política, vida pública, sustentabilidade, entre tantos outros assuntos.

Diferentes aspectos influenciam nesse processo: dimensões pessoais, financeiras, familiares… Enfim, preocupações de diversas naturezas.

Imagem mostra um grupo de estudantes em uma atuação teatral.

foto de arquivo - exercício teatral

Perspectivas para o futuro

Ingressar na faculdade é o desejo de muitos. No entanto, alguns preferem apostar em cursos técnicos; alguns diretamente no mercado de trabalho; outros, em experiências de intercâmbio... Há, ainda, os que ingressam em negócios familiares ou apostam no empreendedorismo

Para que essas habilidades comecem a se desenvolver ainda na escola, é essencial que os estudantes criem autonomia para organizar seus próprios estudos e planos.

Imagem mostra três meninas avaliando prospectos.

foto de arquivo -Evento Semana de Tecnologia

O estudante como protagonista

O aprendizado deve ser protagonizado pelos seus próprios sujeitos. 

Os estudantes devem estar no centro dos processos para que tenham autonomia sobre seus estudos, de modo que, quando aparecerem novos desafios, dentro ou fora da escola, eles tenham capacidade de enfrentá-los.

Imagem mostra uma fotógrafa em uma plateia.

foto de arquivo - SiV

Itinerários formativos 

No Ensino Médio, além da Formação Básica - Base Nacional Comum Curricular - os estudantes devem ter acesso a Itinerários Formativos que, além dos conteúdos de todas as áreas do conhecimento, permitem que escolham em qual delas desejam se aprofundar. 

Preparar os estudantes para que sejam capazes de identificar suas potencialidades e de autogerir suas decisões é essencial. 

Em 2021, uma das trilhas oferecidas na 2ª série é a Tecnologia e a Inovação, tendo como tema “Como o virtual impacta no material?”. Até o final do ano, os estudantes produzirão conteúdos que serão publicados nas redes sociais da escola e darão origem à uma revista virtual - veja o projeto aqui

Construção de projetos de vida

Alguns projetos que contribuem para a construção dos projetos de vida dos nossos alunos e alunas

A Simulação Interna Viva

A SiV reúne estudantes para debater e apresentar pontos de vista sobre temáticas relacionadas a questões relevantes da sociedade contemporânea e definidas pelos próprios alunos e alunas. Como a definição dos sujeitos sociais acontece por sorteio, enfrentam situações em que precisam defender ideias com as quais não necessariamente concordam, o que exige pesquisa, disciplina e o desafio de se colocar no lugar do outro. 

Imagem mostra uma plateia de estudantes.

foto de arquivo - SiV

Veja aqui o vídeo da SiV, edição 2019.

Experimentos científicos

Estudantes realizam experimentos nos laboratórios e compreendem os procedimentos de investigação científica, desde a elaboração de hipóteses até a fase final de testes e resultados. 

Imagem mostra estudantes em uma laboratório de ciências.

foto de arquivo - Experimento em laboratório

Cineclube

A partir da seleção e exibição de filmes, o Cineclube Viva propicia o debate e a compreensão do processo de elaboração de uma obra. Os participantes analisam aspectos dos filmes, suas escolhas estilísticas e narrativas.

O Cineclube é fruto do trabalho colaborativo entre estudantes e equipe pedagógica. Os alunos participam desde o planejamento e divulgação das sessões até a produção final de resenhas críticas, exercitando capacidades acadêmicas e de autogestão.

Imagem mostra quatro pessoas em volta de 2 meses dispostas em formato de V.

foto de arquivo - Mesa Cineclube Viva

Conversas com o Amanhã: Diálogos Sobre Trabalho e Modos de Vida

Durante a semana do Conversas com o Amanhã: Diálogos Sobre Trabalho e Modos de Vida, nossos estudantes têm contato com palestras e oficinas que discutem o universo do trabalho. Profissionais de diferentes áreas trazem suas experiências pessoais, compartilhando suas trajetórias e cotidianos. 

VivaFest

Organizado pelos estudantes do Ensino Médio, o VivaFest é um evento musical que abre espaço para bandas de alunos, ex-alunos e grupos musicais de outras escolas. Expressa a valorização das linguagens artísticas e é um espaço de participação independente dos estudantes na organização de uma atividade cultural.

Imagem mostra uma banda de música.

foto de arquivo - VivaFest

Semana Literária

A literatura e a poesia invadem a escola, fazendo com que os estudantes conheçam autores e também experimentem escrever, inventar e contar histórias

Propostas Integradas

Nas Propostas Integradas, os estudantes trabalham com temas que conectam diversas áreas em um trabalho multisseriado em que grupos, compostos por alunos de todas as séries, trabalham em um assunto escolhido por todos. 

Parceria com o Cursinho Intergraus no Ensino Médio

A escola direciona esforços para ajudar o estudante a escolher um curso e também a desenvolver autonomia e proatividade nos estudos. 

Os alunos têm acesso a simulados, atividades de revisão, conversas com especialistas e preparação para os momentos de prova. 

Como parte integrante desse trabalho, a Escola Viva, por meio do Grupo Bahema Educação, mantém uma parceria com o Intergraus para oferecer a possibilidade de uma preparação específica na 3a série..

Contribuindo com os projetos de vida dos nossos estudantes

Essas são algumas - entre as muitas atividades promovidas pela Escola Viva - pensadas para contribuir  para o processo de planejamento dos projetos de vida dos nossos alunos e alunas. 

Sabemos que, quanto maior a diversidade de experiências, mais oportunidades terão de vislumbrar possibilidades de trajetórias para o futuro.

A partir da oferta de diferentes vivências, nossos alunos e alunas vão descobrindo a si mesmos e ao mundo, dispondo de mais ferramentas para trilhar seus caminhos. 

 

Baixe o ebook:  Ensino integral e ensino de qualidade. 

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva

 


Educação Infantil
Amarelinho e Laranja (1 a 3 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Ensino Fundamental
3º ao 7º ano

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

UMA ESCOLA DO GRUPO


Política de privacidade

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 e 5 anos)
Ensino Fundamental – 1º(Verde) e 2 ano (3 a 8 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundametal
8° e 9° ano

Rua Casa do Ator, 836
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04546-002


Ensino Médio
1ª a 3ª série

Rua Casa do Ator, 836
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04546-002

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: