ESCOLA VIVA

Once upon a time there was an English class…

por Anita Galvão, com colaboração de Francisco Ferreira e Katia Matunaga 

Coordenação - Equipe Idiomas Escola Viva

Era uma vez uma aula de Inglês…

”Era uma vez” é uma frase com tempo verbal compartilhado pelas histórias populares, pelas crianças pequenas que se reúnem para brincar (“Faz de conta que eu era a mãe e você era o pai, tá?”) e pelos artistas. Um tempo que não cabe na história temporal, datada cronologicamente, como a do ontem ou do amanhã. No tempo e espaço cotidianos eu fui, sou e serei. Antigamente eu era menor, tímida e magrinha, mas isso é muito diferente de poder dizer “agora eu era”, seja lá o que for. Essa possibilidade não faz sentido nem na gramática nem na conversa de todo dia. Mas faz sentido em outro lugar e em outro tempo, no domínio do imaginário, presente na versão inglesa do “Era uma vez” (Once upon a time), que se poderia traduzir imprecisamente em português como “uma vez acima ou além do tempo”. O que nos dá uma pista para pensar que, além da experiência cronológica da História onde nos entendemos como pessoas que têm família, profissão, idade, endereço e documentos de identidade, temos uma experiência acima e além desse tempo. Onde se situa então essa experiência do “era”? (MACHADO, REGINA, 2004, p22)

A experiência do "era" no aprendizado da Língua Inglesa da Educação Infantil transborda as aulas de Inglês, ganhando espaço nos momentos de brincadeira quando as crianças têm protagonismo, e a língua ultrapassa as barreiras do desconhecido, encontrando novos significados. 

Assim, a Língua Inglesa ganha novas dimensões, que contemplam e apoiam a construção de repertórios multiculturais, a interculturalidade, o reconhecimento e o respeito às diferenças. Essa prática está alinhada com a ideia do Inglês como língua franca (uso social da língua) e os multiletramentos, e questiona o conceito de Inglês padrão.

É na arte e na cultura da infância, presentes no dia a dia da Escola Viva, que costuramos com cores, música e poesia, o currículo escolar da Educação Infantil. As crianças do mundo brincam das mesmas coisas, e é nesse explorar do corpo, sons, ritmos e fonemas, que vamos construindo nosso repertório linguístico, também em Inglês.

Nesse amplo universo cultural infantil, encontramos diversas e riquíssimas formas de utilização da linguagem, que denominamos como "o brinquedo palavra". 

Esse "brinquedo" inclui: fórmulas de escolha (choosing rhymes), trava-línguas (tongue-twisters), adivinhas (riddles), histórias (stories), cantigas (nursery rhymes), cantigas de corda (jump rope rhymes), brincadeiras de mão (hand clapping games), entre outras. 

Através da brincadeira e da arte, convocamos a sensibilidade, a criatividade e a curiosidade da criança, elementos importantes para assegurar uma aprendizagem significativa e prazerosa. 

Nos encontros diários que acontecem em diferentes momentos da rotina, as crianças interagem com e através da Língua Inglesa, de uma forma orgânica e engajada, e tendo no faz de conta todo o apoio para poder brincar, aprender e ampliar a sua maneira de se comunicar.

Para fechar, assista ao vídeo Once upon a time there was an English class…

 


Baixe o ebook: A importância da excelência em inglês na escola

Siga nossas redes sociais -  Instagram, FacebookYoutube, Flickr e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva:


Educação Infantil
Amarelinho, Amarelo e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano (6 a 9 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(4º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: