Um semestre pra lá de agitado!

por Marília Costa Dias

Direção Pedagógica Escola Viva

O 1o semestre chega ao fim com muitas vivências enriquecedoras para todos nós da comunidade Viva!

Começamos o ano presencialmente com todos os nossos estudantes, mas, como um certo vírus nos assombrava, o contato com as famílias ainda era bastante mediado pela tecnologia - telas e fones… Para quem podia entrar na escola na hora da entrada ou da saída, havia um contato rápido, mas todas as reuniões eram online.

Aos poucos, fomos nos sentindo mais seguros e confiantes, e, a partir de abril, começamos a fazer reuniões presenciais com as famílias e com a equipe. 

Tudo mudou! 

Aos poucos, fomos todos nos sentindo mais próximos e fechamos o semestre com uma animada Festa Junina, envolvendo a equipe, os estudantes e as suas famílias. Momento de grande confraternização e comemoração! Durante toda a Festa, reinou um clima de celebração pelo encontro, pela possibilidade de estarmos todos juntos! 

Chega o fim do semestre…

Chegamos ao fim do semestre com enorme satisfação pela retomada da escola presencial, com toda a força e a energia que o contato humano promove!

Vivemos ao longo do semestre muitas experiências! 

Tivemos 2 grandes eventos, com convidados e muitas atividades interessantes! 

Na 9a Semana Literária, em maio, recebemos convidados como a escritora Keka Reis e o escritor João Carrascoza; realizamos sarau literário; oficinas de mangá, piquenique literário; e muitas outras atividades, como a apresentação do Grupo Ateliê Teatro, que divertiram e ampliaram o universo cultural de nossas alunas e alunos. 

Keka Reis na Semana Literária

João Carrascoza na Semana Literária

Grupo Ateliê Teatro na Semana Literária

Na Semana de Sustentabilidade, em junho, recebemos Paulo Artaxo, renomado cientista brasileiro, que abriu a semana com uma conversa sobre mudanças climáticas globais e a construção de uma sociedade sustentável. 

E ainda muitas atividades que discutiram a produção de lixo, um só oceano, o açúcar em nossa alimentação, culinária sem carne, abelhas nativas, educação indígena, pigmentos naturais, plantio de flores, entre tantas outras temáticas relevantes para a formação de estudantes conscientes e responsáveis.

Semana de Sustentabilidade - Plantio do Araçá

Tivemos também as cantorias que reuniram crianças do Infantil e suas famílias, com a equipe em um lindo momento de vivência musical. Muito futebol e brincadeiras no quintal e até um esquenta para a Festa Junina, com a tradicional apresentação do Boi, feita pelo Zeca. 

Cantoria do Azul

Pré-Fórum Faap 2022

Apresentação do Boi na Festa Junina

Com os nossos jovens, muitas ações de protagonismo. 

O nosso Cine Clube ganhou espaço novo, por meio da parceria com o Cine Bijou; participamos do Pré-Fórum FAAP, que promove discussão entre estudantes do Ensino Médio, simulando os debates de organismos internacionais. E ganhamos até um prêmio pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Escola Viva ao longo dos anos; tivemos a criação do Grêmio Viva envolvendo estudantes de F2 e Ensino Médio; e também ações do Coletivo Viva por elas, que assumiu nova identidade - Mais que feminino, feminista, incorporando também meninos, e debateu a violência com mulheres, com uma mãe da Viva, Teresa Cabral, que é juiza e atua nesta área.

Com as famílias iniciamos um ciclo de reuniões sobre temas da infância e da adolescência, com o objetivo de discutir aspectos importantes da educação e estreitar parceria com as famílias. No 1o semestre já debatemos alguns temas, como: Maquiagem e TikTok fazem parte da infância?; Pode ou não pode? A difícil tarefa de lidar com limites; Eu consigo! As conquistas e desafios do crescimento. 

E, no 2o semestre, teremos muitos outros!

Importante mencionar também as ações do Reviva, que geraram doações para Petrópolis e para o Lar das crianças da CIP. E também a constituição do Comitê de Educação Antirracista com a participação de 15 famílias e 13 pessoas da equipe Viva. 

Neste início de ano, investimos no letramento racial do grupo, por meio de encontros formativos com a consultora Waldete Tristão e o consultor Fábio Conceição, e visita ao Geledés - Instituto da Mulher Negra.

E ainda, vale mencionar a participação de nossa equipe em ações fora da escola, mas que dizem um pouco sobre quem é a nossa equipe:

  • Anita Galvão, professora de língua inglesa da Viva, fez um show de Pré-lançamento do álbum “Notas brasileiras” com os músicos Adylson Godoy, Dino Galvão Bueno e Théo de Barros, no Sesc Vila Mariana; 

Professora Anita no show Pré-lançamento de “Notas brasileiras”

Professor Emilio no Café Filosófico

  • Fernanda Catani, nossa professora de Língua Inglesa, foi premiada no Fórum São Paulo, com o prêmio Promotores de Desenvolvimento, que reconhece o trabalho de personalidades dos poderes públicos e privados, entidades, lideranças comunitárias, profissionais liberais e veículos de imprensa que promovem o empreendedorismo. Fernanda, ganhou o prêmio pelo trabalho que desenvolve em algumas entidades beneficentes, com aulas de teatro para crianças, adolescentes e terceira idade;

Professora Fernanda recebe o prêmio Promotores de Desenvolvimento

Professora Naya na Festa Junina 2022

  • E os professores de música Luciano Botosso e Beto Botosso também trouxeram animação à Festa Junina com sua banda e show “Na base da Chinela”.

Na base da Chinela na Festa Junina 2022

Para finalizar, quero agradecer a toda comunidade Viva pela afetuosa acolhida e confiança na condução dos processos ao longo desses últimos meses. 

Termino o semestre me sentindo parte e muito orgulhosa pelas experiências vividas e pelos resultados obtidos até agora!

Seguimos juntos! 


Baixe o ebook: Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

Siga nossas redes sociais -  Instagram, FacebookYoutube, Flickr e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva:

 


Educação Infantil
Amarelinho, Amarelo e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano (6 a 9 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(4º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: