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Período ampliado, por que esse tempo a mais na escola?

Escrito por Escola Viva | 10 de Março de 2022

por Flávia Montagna

Coordenadora Educação Infantil da Escola Viva

Quintal - grupo Laranja

Há alguns dias, uma cena chamou a minha atenção na rotina da Escola Viva. 

Alguns alunos do grupo Laranja (3 a 4 anos), ao terminarem de almoçar, esvaziaram seus pratos, jogando os restos de alimentos no lixo e, espontaneamente, foram para a pia lavar as suas louças. 

Conversaram, deram risada, lavaram os pratos e desceram para o descanso. 

Período ampliado - grupo Laranja

Uma cena do cotidiano

Essa cena do cotidiano é um exemplo das oportunidades que o período ampliado dá aos educadores para trabalharem conceitos importantes, como coletividade, respeito e cuidado de uns com os outros.

Temas como esses fazem parte de um conceito mais amplo e muito discutido pelo MEC: a Educação Integral

“A Educação Integral visa garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, afetiva, social, física e cultural, além de proporcionar o senso crítico, fundamental para tomadas de decisão cotidianas e para a construção de um projeto de vida autoral.”

Veja o texto completo em Educação integral e ensino de qualidade

Atividade com blocos - Período ampliado 

Educação Integral na prática

O conceito de Educação Integral não deve confundir-se com o de período integral, que diz respeito ao tempo que o aluno ou aluna permanece na escola. 

Porém, um tempo maior na escola nos permite incorporar à rotina atividades que contribuem para a formação do estudante de maneira leve, divertida e integrada ao cotidiano. 

Em 2022, a Escola Viva implementou para a Educação Infantil a possibilidade das crianças ficarem na escola por 3 horas adicionais todos os dias, em período semi-integral, que, por aqui, chamamos de período ampliado. 

As atividades às quais as crianças se dedicam no período ampliado se diferenciam das atividades do período regular, pois temos menos intencionalidade na rotina. 

Quintal unidade Infantil

O que isso significa?

Temos uma rotina previsível, porém flexível, permitindo acomodar, cada vez mais, o ritmo e os interesses de cada aluno ou aluna, sempre cuidando para que as crianças tenham tempo de cuidado pessoal, brincadeira e descanso…

Momento de descanso - Período ampliado

Também nos dá oportunidades para trabalharmos tanto o coletivo - com turmas diferentes e outras referências de educadores -, quanto atividades diversificadas, trabalhando com grupos menores. 

O planejamento do período ampliado na Escola Viva

O planejamento é pensado em torno do brincar livre e de alguns eixos:

  • Brincadeiras com a natureza: atividades com horta, terra, areia, água e plantas - fazer e contemplar. Cuidados e “convívio” com os bichos da escola.
  • Atividades de culinária: preparo de alimentos para lanche ou almoço, integrados ao plantio: por exemplo, manter canteiros de temperos e ser “responsável” por colher temperos do dia para a cozinha. 
  • Brincadeiras de faz de conta: atividades no faz de conta nos quintais e salas de aula - construção de espaços, instalações, brincadeiras de piquenique, casinhas, cabanas, brincadeiras com bonecas, bichos e histórias.
  • Atividades de corpo e movimento: exploração dos brinquedos e instalações do quintal, atividades na sala com foco em habilidades específicas, participação nos processos de cuidado e higiene (colocar e tirar roupas, escovar dentes, lavar mãos, alimentar-se com supervisão do adulto). 
  • Atividades expressivas: artes, música, corpo e movimento.

Momento de refeição 

Afinal, por que esse tempo a mais na escola?

Assim, o período ampliado na Escola Viva tem sido marcado por momentos como cuidar da louça depois do almoço, ajudar um amigo que não está conseguindo colocar o sapato, comer sozinho, fazer a própria cama, compartilhar de novas experiências, dando ainda mais sentido para uma Educação Integral.

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