Você conhece a literacia informacional?

por Liana Nakamura, Bibliotecária da Escola Viva

Dentro da Educação do Século 21, os alunos precisam compreender o conteúdo didático enquanto produzem, sintetizam e avaliam essas novas informações dentro de uma variedade de temas e fontes.

Literacia

É necessária uma profunda compreensão e respeito pelas diferentes culturas e diferentes pontos de vista. As suas características principais precisam ser a comunicação, o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade.

Dentro dessa nossa realidade, encontramos grandes desafios, como por exemplo: novas demandas de aprendizado, plágio, Cultura do copiar e colar, pouco hábito de leitura e as temidas fake news.

Uma das habilidades mais necessárias para esses alunos é, portanto, a habilidade informacional, midiática e tecnológica, que chamamos de Literacia Informacional.

Então, afinal, o que é a Literacia Informacional?

Ela é a habilidade de resolver problemas, tomando vantagem da tecnologia da informação e suas redes de conexão. Ela é um conjunto de habilidades que permitem reconhecer quando uma informação é necessária, como localizá-la e selecioná-la de maneira crítica, utilizando a informação de maneira ética, e sendo capaz de comunicá-la de maneira efetiva.

A Literacia Informacional se conecta diretamente com a Literacia Digital, que é a habilidade de usar a informação e tecnologias comunicacionais para encontrar, avaliar, criar e comunicar a informação, ato que requer ambas habilidades cognitivas e técnicas do mundo digital.

Quando não aprendemos a literacia informacional e digital, nos tornamos pessoas sem confiança e motivação para fazer pesquisas acadêmicas. Ficamos suscetíveis a experiências negativas online, como exposição a conteúdos violentos e vírus de computadores e celulares. Confusos na diferenciação entre o que é verdade e o que é uma farsa. Isso tudo gera medo, raiva, ansiedade e stress.

Mas você sabia que existe um profissional preparado para auxiliar no aprendizado da Literacia Informacional e Digital? Eles mesmo, nossos queridos bibliotecários.

Afinal, o bibliotecário possui várias funções, sendo uma de suas essenciais, auxiliar seus usuários da biblioteca no processo de pesquisa e aprendizado informacional. Ele é o profissional capacitado para a compreensão ampla da literacia informacional. E, em bibliotecas escolares, é o profissional responsável por alinhar junto ao currículo e equipe pedagógica essas demandas informacionais.

Existem diversas formas de aprender a literacia informacional, e se você gostaria de aprender mais sobre o assunto, veja a cartilha produzida em 2020 pela equipe da Biblioteca sobre Fake News

Liana Nakamura é famosa desbravadora em oceanos de histórias e grande organizadora nas tempestades de informação.

Alguns chamam de bibliotecária, outros de feiticeira dos livros. Quando não está planejando a próxima leitura, está criando novas pinturas e desenhos com aquarela e nanquim. Sonha todos os dias com um mundo onde todos possam florescer em bibliotecas!

Liana Nakamura é Bibliotecária da Escola Viva. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Inclusão: Práticas inclusivas e Gestão das Diferenças pelo Instituto Singularidades. Trabalhou na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, espaços inovadores que inspiram o hábito da leitura. Na Escola Viva é responsável pelas bibliotecas: acervo literário e de pesquisa. Busca formar leitores críticos, multimidiáticos e capacitados para compreender e exercer as habilidades e competências exigidas pelo século XXI.

Baixe o ebook:  Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva