Blog Escola Viva

Eu já sei ler?

Escrito por Escola Viva | 3 de Março de 2022

Daniela Munerato

Coordenadora de 1º e 2º anos do Fundamental da Escola Viva

 

Olhos curiosos observam pequenas marcas que dizem algo muito especial, em diferentes contextos. 

As “marcas” de um bilhete são lidas por diversas pessoas e trazem a mesma mensagem: sem dúvida nenhuma, temos um mistério, como bem disse Emília Ferreiro, pesquisadora Argentina, muito conhecida por mostrar pela primeira vez que as crianças pensam para entender a escrita, em uma entrevista, na última vez que esteve no Brasil, em 2013.

Leituras marcam rituais

Quem não tem memórias afetivas e significativas no colo de alguém querido que lia histórias, antes de dormir? Após o jantar? 

Sim, leituras marcam rituais, apesar de poder acontecer em qualquer tempo e lugar. 

E o livro preferido? Aquele que já sabemos as falas de cor e falamos as frases junto ao leitor, imitando a voz dos personagens.

Que letra é essa?

Sim, desde pequenos somos tomados pela vontade de desvendar esse mistério. E quando desejamos saber o que está escrito, muitas vezes um adulto pergunta: “Que letra é essa?”

E a criança pensa: "estranha mensagem de saber o nome das letras para ler", pois não falamos uma palavra dizendo o nome das letras que a compõem. 

De qualquer forma, a intenção do adulto é das melhores, afinal foi isso que viveu quando era criança e acredita estar ajudando a criança a "aprender a ler". 

Novamente no lugar da criança, o recado foi dado - a ideia é: saber o nome das letras para saber escrever. 

O sentido significativo da escrita

Sem dúvida precisamos delas, mas não pensamos o quanto as crianças já refletiram sobre este universo, e saber o nome delas em plena discussão sobre o sentido significativo e comunicativo da escrita não nos parece o melhor caminho. 

Será essa a mensagem principal?

Meu convite, neste breve texto, é pensarmos juntos o que a criança já sabe sobre a leitura

Aceita?Ah! E é muito importante dizer que leitura e escrita caminham juntas, apesar de demandarem habilidades específicas, mas neste texto nosso foco será este.

O que a criança já sabe

Então, pelas diversas experiências vividas a criança já sabe…

…..que existem muitos tipos de textos escritos…tem receitas para o bolo dar certo, tem convite para saber o dia, a hora e o local da festa, tem bilhete para deixar o outro feliz, tem legenda para falar algo sobre a imagem, tem notícias para contar algo sobre o mundo, tem textos informativos que nos ajudam com tantas curiosidades e confirmam ou não hipóteses, ampliando nossos saberes, tem diários para lembrar o que vivemos e não queremos esquecer…..

E quando as crianças se deparam com os diferentes tipos de textos, têm critérios, como a sua organização espacial, os títulos em negrito, a presença de números que contam sobre quantidades, preços, tamanhos…

Já sabem muito sobre ler

A observação e a atenção para suas teorias provisórias são fatores muito presentes em nossos pequenos aprendizes quando estão interessados em algo. 

O fato é que, sim, já sabem muito sobre ler, sobre sua função social, comunicativa e significativa, isso é o mais importante, para o que serve na vida, no mundo…  e quando nos perguntarem "o que está escrito?", podemos responder: está escrito "peixe'', realizando a leitura da palavra, ou perguntar o que a criança acha que está escrito primeiro e depois você responder, fazendo a leitura. 

E se desejarem, vale acompanhar o processo de construção da leitura e da escrita que acontece com nossas crianças de forma tão singular e com hipóteses reveladas para serem guardadas em um diário, mas essa história fica para o próximo texto!

Baixe o ebook:  O que é considerado desempenho escolar?

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva