Projeto Bibliotecas Viva busca formação do leitor no ambiente escolar

Por Andressa Sales e Carolina Mennocchi - Escola Viva

Em março de 2020, a Escola Viva deu início ao projeto Bibliotecas Viva, que ressignificou as bibliotecas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Com o objetivo de formar leitores críticos, multimídia, preparados para compreender e exercer as habilidades e competências exigidas no século XXI, contribuímos para que as bibliotecas se tornassem ambientes coletivos, aconchegantes e múltiplos, onde alunos e alunas, colaboradores e famílias percebessem a literatura como arte, pesquisa e identidade.

Este novo olhar valoriza as rodas de conversas e debates, facilita o acesso aos livros de um acervo organizado e atualizado, com obras literárias diversificadas. As bibliotecas da Escola Viva são espaços interdisciplinares e contemporâneos, que mesclam a cultura, o afeto, a organização, a complexidade e a diversidade. O trabalho coletivo das três Bibliotecas Viva atesta a importância da literatura na educação infantil, de jovens e adolescentes e como um direito humano. 

Carolina Mennocchi é arquiteta, educadora e coordenadora do Projeto Bibliotecas Viva. Na última semana, ela fez sua estreia como colunista da A Taba, que tem como missão criar momentos de conexão e afeto entre crianças e adultos leitores por meio de boas leituras. Em seu texto n'A Taba, Carolina oferece uma reflexão sobre a poética dos espaços literários. Diante da quantidade de informações que recebemos diariamente é nobre e urgente construir espaços de leitura para crianças e jovens. Ela diz que:

“Ambientes (intencionalmente) literários atestam valor inestimável ao projeto político pedagógico de escolas, catalisam e ampliam conversas familiares, aproximam a cidade, constroem cidadania. Um canto, uma rede, uma luminária, uma estante pontuam relevância e escancaram a necessidade humana de fabulação.

Como no fazer arquitetônico, que o projeto antecede a construção, o fazer poético pressupõe a criação de espaços que favoreçam um comportamento leitor. Livros espelhados em estantes, iluminados, acessíveis e valorizados estimulam o imaginário, despertam curiosidades e inquietações, contribuindo para que as pessoas construam interações humanas”.

Para ampliar o olhar e conhecer diferentes recantos literários ao redor do mundo, a equipe da Biblioteca fará uma série de postagens às sextas-feiras, no Instagram da Biblioteca Escola Viva, apresentando alguns espaços. O primeiro espaço poético é a biblioteca de Tianjin Binhai, clique aqui para ver o post!

Biblioteca e leitura na Escola Viva 

Conheça alguns dos projetos e como eles estão no dia a dia dos alunos.

Clube de Leitura

Com a intenção de ampliar as percepções sobre o mundo contemporâneo por meio da literatura, a Biblioteca Viva inaugurou o Clube de Leitura em maio de 2020. Os encontros contam com a participação de famílias e equipe e a cada nova leitura o grupo se entrelaça de forma mais significativa. Para 2021, a ideia está na criação de outros formatos de clubes (para crianças, adolescentes, equipe administrativa, poesias e leitura de clássicos).

Semana Literária 

Todos os anos a Escola Viva organiza a Semana Literária, evento poético e totalmente dedicado ao universo da literatura com a participação de diversos protagonistas do setor (autores, editores, ilustradores, tradutores, entre outros). Os estudantes apresentam suas produções, trocam livros e desfrutam do testemunho dos profissionais do mundo letrado. Em 2020, o evento aconteceu totalmente online homenageando Clarice Lispector e mobilizou a arrecadação de verba para a compra de cestas básicas para o Instituto André Franco Vive. Para a edição de 2021, que acontecerá no final de agosto, a equipe está desenhando um formato interessante de mostra de trabalhos, encontros e formas de expressão literária.

Clube de Notícias do Joca

Outro projeto organizado pela Biblioteca é o Clube de Notícias do Joca. Nossos alunos e alunas do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, famílias, equipe e jornalistas participam de encontros virtuais envolvendo a reflexão e a ampliação da percepção de mundo, tudo em parceria com a equipe do Jornal Joca - voltado para jovens e crianças do Brasil. Os estudantes participaram da live do Joca e contaram sobre os desafios da produção de um podcast para crianças, totalmente à distância e feito por crianças. Na pandemia, Liana Nakamura, bibliotecária da Escola Viva, e Carolina Mennocchi participaram do podcast Critique em um instante do Centro de Formação da Vila. Liana comentou como a leitura pode ser uma janela em momentos difíceis e faz sugestões de livros para ler em casa, e Carol convidou famílias e estudantes a lerem juntos e sugere leituras para adultos e crianças a partir de 7 anos. Saiba mais aqui! 

Instagram da Biblioteca Escola Viva, tem uma proposta aberta,  com muito mais que indicações de livros. Nossas bibliotecas são ambientes de cultura, afeto, complexidade e diversidade onde alunos e alunas, famílias, professores e funcionários criam, experimentam e colaboram para a literatura como arte, pesquisa e identidade. Postamos inquietações que nos movem e promovemos um espaço importante de troca.

No início deste ano, tivemos um encontro precioso com as autoras Celina Bodenmuller e Fabiana Prando, em que ampliamos nossa pesquisa sobre a leitura de contos da América Latina, com o livro A flor de Lirolay e outros contos da América Latina, adotado pelo 4º ano do Ensino Fundamental. Teremos ainda outros encontros com diferentes autores, pois seguimos cúmplices de que a essencial condição para se formar um leitor reside na parceria entre escola e família, como potentes cenários de influências e aprendizagens. 

Em fevereiro, após a aquisição de obras literárias para o acervo da Biblioteca da Educação Infantil, tivemos dois encontros formativos para a equipe pedagógica sobre como sensibilizar e encantar com propriedade. Os títulos adquiridos vieram para enriquecer, inspirar e aumentar as possibilidades de trabalho. 

Iniciamos em 2020 uma parceria significativa com a equipe da Taba. Durante o isolamento social todos os alunos da Educação Infantil receberam em suas casas um livro escolhido delicadamente de acordo com a faixa etária. Foi uma forma  poética de garantirmos um abraço. Este ano essa parceria se ampliou e seguimos construindo juntos um currículo literário potente e significativo através de encontros  formativos com equipe, família e alunos e deliciosas leituras compartilhadas.

Quer saber mais sobre a Escola Viva? Entre em contato e venha nos conhecer!


Educação Infantil
Amarelinho e Laranja (1 a 3 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Ensino Fundamental
3º ao 7º ano

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

UMA ESCOLA DO GRUPO


Política de privacidade

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 e 5 anos)
Ensino Fundamental – 1º(Verde) e 2 ano (3 a 8 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundametal
8° e 9° ano

Rua Casa do Ator, 836
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04546-002


Ensino Médio
1ª a 3ª série

Rua Casa do Ator, 836
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04546-002

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: