Sustentabilidade é coisa de criança

A imagem mostra um mural construído com lixo reciclado.

Mural feito pelos alunos e alunas - Evento Mobilização para Sustentabilidade - Mudanças Climáticas

O dia 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), composto por 270 pesquisadores de quase 70 países, publicou em 28 de fevereiro seu mais recente relatório sobre Mudança Climática 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade.

Nele, os cientistas reafirmam que as mudanças climáticas provocam distúrbios que afetam a natureza e a vida das pessoas. Alertam para a possibilidade de que alguns impactos possam ser irreversíveis e chamam a atenção para as cidades, onde vive mais da metade da população mundial.

O relatório, destinado aos tomadores de decisão, é para nós um alerta e também uma chamada para a ação, especialmente porque nosso modo de vida tem relação direta com o problema.

A imagem mostra uma criança apontando para uma caixa de papel em um pilha de caixas.

Trabalho com caixas descartáveis

Questionar o presente para mudar o futuro

A criança que entra em contato com o tema Sustentabilidade compreende desde cedo o funcionamento da natureza e torna-se consciente da necessidade de cuidar.

O percurso da educação envolve trocas e aprendizados mútuos. O estudante que aprende também ensina.

Incentivamos que alunos e alunas de todos os segmentos investiguem, pesquisem e descubram o mundo a partir de suas próprias vivências.

A imagem mostra uma criança em frente a latas de lixo reciclável.

Área de coleta de reciclável - Unidade Infantil

Olhar atento para o mundo

Na Escola Viva, a Educação Ambiental não está limitada às aulas de Ciências Naturais. Reconhecemos que a Sustentabilidade envolve temáticas amplas e complexas e que sua abordagem requer a contribuição de várias disciplinas e saberes.

A equipe pedagógica articula e possibilita que a temática seja abordada de forma contínua, envolvendo todos os segmentos, em maior ou menor grau.

A educação socioambiental possibilita a atuação e transformação sobre a realidade, com pequenos e grandes gestos, pensamento em consonância com as diretrizes de órgãos nacionais e internacionais, por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elaborados pela ONU.

Árvore construída por alunos com material reciclado

A Sustentabilidade no Quintal

Desde pequenos, a convivência com a natureza - favorecida no Quintal - é essencial.

O meio ambiente encanta as crianças, e elas ampliam seus repertórios a partir da observação e experimentação. Os mínimos detalhes dos ambientes da escola são pensados para favorecer o aprendizado.

Muitas descobertas acontecem no Quintal, ambiente onde a natureza convida a investigações importantes e (por que não?) divertidas

A imagem mostra um menino segurando uma lupa. Ele observa algo no tronco de uma árvore.

Investigação no Quintal

Árvores, flores, passarinhos, borboletas e minhocas sugerem caminhos possíveis para novas descobertas.

O Quintal oferece a possibilidade de acompanharmos de perto as dinâmicas naturais.

Com a mão na massa

Quando ajuda a cuidar do Quintal e da alimentação dos animais, por exemplo, a criança aprende também sobre questões mais amplas

Coelho não pode comer chocolate?

Saber o que faz mal para o coelho, por exemplo, do que ele gosta e como deve ser tratado faz com que as crianças exercitem empatia e compreendam que temos responsabilidade em relação aos demais seres vivos que compartilham o ambiente conosco.

A imagem mostra uma criança alimentando um coelho.

Alimentando o coelho

Projeto Sustentabilidade Viva

Em 2019, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), criamos o Projeto Sustentabilidade Viva.

A Escola Viva foi a primeira escola de educação básica a ser escolhida para esta iniciativa.

Com base em várias discussões frutos de ricos encontros entre representantes de toda a comunidade escolar, elaboramos estratégias para a construção e manutenção de uma cultura escolar baseada na sustentabilidade.

Uma escola sustentável é aquela que pensa e repensa sua influência na realidade social da qual faz parte, buscando sempre melhores soluções socioambientais.

A Escola Viva assume esse compromisso!

A imagem mostra a palavra "cuidar" bordada em uma folha seca.

Oficina bordado em folha - evento Mobilização para Sustentabilidade

Baixe o ebook:  Sustentabilidade na escola: da Educação Infantil ao Ensino Médio

A imagem mostra a capa de um ebook.

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva