Queremos você ao nosso lado

por Comitê de Educação Antirracista da Escola Viva

 

“Se quer ir rápido, vá sozinho.

Se quer ir longe, vá em grupo.”

(Provérbio Africano)

 

O Comitê de Educação Antirracista da Escola Viva, que surgiu como ideia em 2021, por iniciativa de um grupo de famílias, e foi criado institucionalmente em 2022, quer fazer de 2023 um ano de grande avanços. 

Verdade que já andamos um bom caminho, tanto no diagnóstico dos problemas como na elaboração de estratégias para enfrentá-los em nossa comunidade. 

Temos feito reuniões quinzenais para compartilhar conquistas, planos e desafios - algumas delas, com a presença de Waldete Tristão, consultora especializada no assunto, que tem contribuído bastante para que o grupo ganhe mais corpo e voz. 

Realizamos também um censo em 2021, ampliamos as postagens sobre o assunto nas redes sociais e, durante a Semana da Consciência Negra, em 2022, agitamos a escola. 

Além de promovermos diversas atividades voltadas aos estudantes, repaginamos a biblioteca para destacar obras escritas por pessoas negras e realizamos uma dinâmica com os profissionais da escola, que incluiu a exibição do documentário Vista Minha Pele, e uma linda conversa sobre o tema com a Juê Oliveira, outra consultora especializada contratada para fortalecer a nossa luta. 

Ao longo de 2022, também realizamos uma sensibilização sobre educação antirracista com a equipe pedagógica e administrativa com o consultor Fábio Conceição, do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bahema Educação. 

Assim como muitas outras ações: levantamento de boas práticas em educação antirracista na Viva; pesquisa de editais de escolas que oferecem bolsas sociais e/ou bolsas raciais para inspirar as práticas da Viva; entrevista com ex-alunos(as) negros(as); conversa com o projeto Travessias da Escola Vera Cruz.

A partida foi dada! Agora, é hora de transformar tudo isso em novas e maiores ações práticas. 

Contamos com a sua participação para que o nosso Comitê ganhe ainda mais energia. 

Nosso grande objetivo é fazer da Viva uma escola realmente inclusiva, ampliando a diversidade do corpo administrativo, docente e discente, e viabilizando um currículo escolar que permita à comunidade reconhecer o racismo estrutural e, a partir daí, ser proativa em defesa da igualdade. 

Queremos tocar esse projeto com a colaboração da comunidade escolar!  

A gente sabe do engajamento das famílias nas entregas de portfólio, no período da Festa das Cores e nos eventos de passagem, mas acreditamos que a nossa participação possa ir além! 

Queremos uma comunidade muito ligada e ativa para fazermos as mudanças que essa nova era demanda de nós. É isso que faz de nós uma Escola Viva.

Já temos uma base forte, de famílias que trabalham pela causa antirracista, mas precisamos de reforços. 

De mais cabeças pensantes, criativas e questionadoras, para que cada avanço reflita a vontade de toda uma comunidade escolar engajada na luta por um mundo melhor, que começa aqui, na nossa Escola Viva

A todas as pessoas que, de algum modo, já contribuíram e às que ainda contribuem, nosso profundo agradecimento. 

Venham somar conosco! Desafio lançado, esperamos você!

Se quer saber mais … ou se quer se juntar a nós, entre em contato pelo APP da escola.

 


 

Baixe o ebook: A importância da excelência em inglês na escola

 


Educação Infantil
Amarelinho, Amarelo e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano (6 a 9 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(4º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

UMA ESCOLA DO GRUPO

 
Política de privacidade

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: