O primeiro dia de aula...

por Daniela Munerato e Fernando Cardoso, Coordenadores do Fundamental 1 da Escola Viva

Um ano novo começa e, apesar dos mesmos nomes, tudo é diferente: o ano novo agora é 2023, espaços e tempos são vistos e vividos por outras e novas perspectivas. Sabe o que se mantém? O frio na barriga do desconhecido e a memória do que nos acontece! São muitos sentimentos envolvidos!

O dia começa muito antes da data, na preparação do material, que vai sendo separado, recuperado, organizado para vir à Escola. E os livros de leitura compartilhada? Que vontade de ler antes de chegar o tempo e saber o que são esses "Contos da Rua Brocá",  “A Flor de Lirolay e outros “Contos da América Latina” ou "Contos Africanos" ou ainda "Poesias", livros com os textos em inglês. Imaginação à toda!

São muitas “Coisas Novas”

“A máquina de balanço,

a cadeira de lavar louça,

o computador de costura,

o alfinete de última geração,

o forno de papel,

o grampeador de micro-ondas,

a garrafa de lixo,

a lata térmica,

o ferro de unha,

o cortador de passar roupa,

o aparador de louça,

o escorredor de grama,

a escova de pó,

o aspirador de dentes,

a panela de cabelos,

o secador de pressão,

estavam todos cansados

daquela vidinha de sempre!”

(Poema: Coisas Novas de Eucanaã Ferraz - Livro: Cada Coisa, adotado no 5° ano)

E a mochila? Praticamente uma Caixa de Surpresas: são muitos tesouros que alunos e alunas trazem, marcando a identidade de cada um, com vários desafios, como pensar no que trazer, o que não pode perder ou o que vai ter que dividir.

A expectativa cresce

Em casa, a rotina começa a ser reorganizada, com um horário mais certo para dormir e acordar, afinal a escola tem o momento da entrada e o início da aula. E não pode atrasar! Também existe a previsão de como será quando tudo começar: "Quem irá me levar ou buscar na Escola?", "Quais atividades serão feitas após este período e em quais dias?". A expectativa cresce.

Fato é que sempre há tempo de adaptação, para quem chega num novo espaço, novos vínculos, e para quem já faz parte dele e precisa REconhecê-lo. Estar aberto para fazer da mesma escola uma nova escola, ampliar as relações com os novos amigos e amigas, ter novas experiências de aprendizagens com outros professores, professoras e áreas, enfrentar os desafios que virão, com a motivação de tornarem-se conquistas. A escola começa a pulsar como um coração! A escola vai se tornando cada vez mais Viva!

E as saudades das férias?

Sim, vai dar saudades das férias, de acordar tarde, de estar "fora da rotina" e será comum ouvir: "Não estou com saudades da Escola, só dos meus amigos". E isto não quer dizer "Não gosto da Escola", mas "Estava tão bom assim", porque Escola dá trabalho, faz pensar, exige trabalhar no coletivo, entrar em conflito para chegar em acordos, dar-se conta de suas aprendizagens e percursos individuais, do crescimento.

Mas, nós, junto às famílias, estaremos aqui! Na parceria que nos une, no acompanhamento e nas ações necessárias para mais um ano da construção de muitas histórias, de percursos formativos. Nossa escuta continua ativa, nossos braços abertos e saudosos!

Tempos de planejamentos e organizações

No momento, acompanhamos as reformas e organizações, pensando em cada grupo, planejando, aguardando que a escola esteja ocupada pelas brincadeiras, perguntas, números, explorações, cantorias, arte, corpo, pesquisas e muita interação entre os Grupos.

O primeiro dia de aula está sendo preparado: seja no quintal, na praça, na quadra, no telhadão, no tanque de areia, no clubinho, nas salas, em todas as Unidades, no toque do sinal, do bumbo, ao som de músicas que tornam-se conhecidas e tranquilizam as entradas e despedidas.

Não vemos a hora deste encontro. Afinal, não é à toa que essa Escola é cheia de vida: Viva!!

Baixe o ebook: A importância da excelência em inglês na escola