Um pequeno balanço do Comitê Antirracista da Escola Viva

por Comitê Antirracista da Escola Viva

"Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação". (Djamila Ribeiro)

Após um período de planejamento e ensaios, em 2022, o Comitê Antirracista da Escola Viva tornou-se realidade: escola e famílias se uniram com o objetivo de refletir sobre o racismo estrutural e implantar uma educação antirracista no ambiente escolar.

Para alcançar esse propósito, o grupo se organizou em 3 eixos de atuação, que se cruzam e complementam em vários aspectos: letramento da comunidade, revisão curricular e promoção da equidade no ambiente escolar.

Dentre as iniciativas do Comitê, destacam-se as recentes atividades realizadas no contexto da semana da Consciência Negra (de 16/11 a 23/11), a exemplo das brincadeiras africanas na Educação Infantil,  dinâmicas relacionadas com livros com personalidades negras com os grupos de Fundamental 1 e 2; discussão sobre o vídeo com depoimentos da comunidade escolar sobre racismo com estudantes do Ensino Médio; e a exibição do curta-metragem “Vista a Minha Pele” para colaboradores administrativos e pedagógicos da Escola Viva, seguida de um rico debate mediado pela educadora Juê Olívia.

O Comitê de Educação Antirracista chegou para ficar, ciente de que alcançar a equidade racial exige tempo e um misto de paciência com insistência - e não à toa tem tudo a ver com educação.

Temos a consciência de que o trabalho está só começando, e falta muito, mas muito mesmo, para colhermos os primeiros frutos, mas uma coisa é certa: já podemos nos orgulhar das sementes lançadas.

Junte-se a nós: procure o nosso grupo - comite.antirracista@escolaviva.com.br -, informe-se sobre nossos projetos e traga sugestões!

A Escola Viva fará parte da vanguarda da construção de uma geração livre dos conceitos e preconceitos que mantêm esse abismo entre brancos e negros.

Não deixe de assistir:

Semana da Consciência Negra - O racismo provoca...?

Semana da Consciência Negra - Racismo é...?

Nossa Biblioteca está à flor da pele!

Baixe o ebook: Projetos de vida: como a escola pode ajudar jovens estudantes a construírem seus futuros

Siga nossas redes sociais -  Instagram, FacebookYoutube, Flickr e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva: