Estudantes da Escola Viva criam podcast e falam sobre essa experiência na live do Jornal Joca

“Um podcast de criança para criança” é o tema da live no canal Tv Joca. Nossos alunos e alunas conversam sobre o “Deixa Ouvir”, um podcast que envolveu a turma do 5º ano de 2020.

Por Andressa Sales

Helena C., Julia P. e Pedro Henrique P. são estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Viva e participaram de uma live da Tv Joca, canal do Jornal Joca no Youtube, para conversar sobre a criação do podcast “Deixa Ouvir”.

No encontro online, eles falaram sobre os principais desafios na produção de um podcast totalmente à distância, organizado e desenvolvido em meio à pandemia, e compartilharam dicas para que crianças desenvolvam seus próprios programas nesse formato.

Angela Maricato, que foi professora da turma do 5º ano de 2020, quando produziram o podcast, comenta que a ideia “veio de uma inquietação, um desejo de oferecer para esses alunos e todo o grupo uma atividade em que eles criassem uma rádio e fossem convocados a serem protagonistas de suas aprendizagens”.

“Foi uma maneira de transformar a avalanche tecnológica de 2020 em um trabalho criativo e coletivo, que colocou a tecnologia a serviço do conhecimento, e não o contrário.”, comenta Carolina Mennocchi, coordenadora das Bibliotecas Viva, responsável pela parceria com o Jornal Joca e que colaborou com o projeto.

Helena conta que ficou animada com a proposta trazida pela professora e logo já pensou que ela, junto com outros colegas, pudesse falar sobre literatura. Já Pedro pensou em várias ideias para a criação de um podcast, mas que nunca imaginou que “estaria” no Spotify. Julia não sabia bem como esse trabalho seria desenvolvido, mas logo, todos os colegas começaram a pensar nas vinhetas do programa e foram ao trabalho.

O podcast "Deixe Ouvir", clique para conhecer, traz diferentes quadros como entrevistas, debates, literatura, viagens, leitura de histórias e notícias. Angela fala também sobre a divisão desses temas entre os alunos: "Quem gosta de literatura, quis fazer um programa de literatura. Cada grupo de alunos foi escolhendo a sua temática, de acordo com seus próprios interesses".

Uso das tecnologias na Escola Viva

Quando questionado pela equipe do Joca sobre as dificuldades tecnológicas enfrentadas na produção do podcast, Pedro diz que fez uso do gravador do próprio celular e que foi preciso se adaptar. Os estudantes mencionaram ainda que a vinheta do programa surgiu de um improviso em que foram usados diferentes aplicativos para incluir sons de fundo como o Drummer e Keezy, enquanto o Anchor ajudou a colocar os episódios no ar.

Para a produção das vinhetas, por exemplo, os alunos produziram sons utilizando materiais como lápis, batendo palmas e também aplicativos. Mostrando que inovação não significa necessariamente o uso de tecnologia digital, pois criar um som com um lápis é tão inovador quanto um aplicativo.

Na hora de compartilhar dicas para crianças produzirem seus próprios podcasts, Helena reforça: "quando você for fazer uma rádio, você tem que gostar de fazer e também improvisar. Ficar só lendo é estranho, tem que se soltar e falar com a suas próprias palavras". A professora Angela aborda dois pontos fundamentais: roteiro e planejamento para o sucesso desse projeto; e que o improviso só é possível quando os estudantes conhecem bem o assunto para falar com segurança.

No planejamento pedagógico da Escola Viva a tecnologia é trabalhada como: mais uma linguagem dentre as existentes, como conhecimento multidisciplinar e presente na implementação de espaços pedagógicos contextualizados, a competência pedagógica da equipe e sua fluência digital, assim como inovações tecnológicas, no que se refere à estrutura física e aos equipamentos. Saiba mais aqui.

Popularização dos podcasts

Atualmente, os podcasts têm ganhado mais espaço na vida dos ouvintes e se tornado uma tendência, seja na produção ou no consumo desse formato de áudio. Um fator que contribui para esse aumento é a possibilidade de escutar quando, onde e o que quiser.

O Joca, jornal infanto-juvenil no Brasil, publica regularmente episódios nos podcasts Papo Joca, Saiu no Joca, prô! e Revisteen CBN Joca, uma parceria entre Jornal Joca e a Rádio CBN de notícias, que conta com a participação de crianças e adolescentes, sejam eles nos papéis de entrevistadores, entrevistados ou ouvintes.

Já o “Critique em um instante” é um canal de podcast do Centro de Formação da Vila que convida educadores das escolas Bahema para falar sobre diversos assuntos na área da Educação. Durante o período de isolamento em 2020, Luiza Módolo, professora de Educação Física do Ensino Fundamental da Escola Viva, participou de um dos episódios do podcast e refletiu sobre os desafios na elaboração de aulas à distância e deu dicas para desenvolver aulas didáticas e dinâmicas, clique aqui para ouvir.

O cenário de pandemia exigiu a revisão e readaptação do planejamento pedagógico da Escola Viva no que diz respeito ao uso das tecnologias para auxiliar de maneira mais positiva e significativa possível o processo de ensino-aprendizagem de alunos e alunas. Francisco Ferreira, Diretor Pedagógico de Fundamental 2 e Ensino Médio, conta em um dos episódios do “Critique em um instante” sobre os desafios e as possibilidades de aprendizagem nos tempos de pandemia. Clique aqui para ouvir!

Quer saber mais sobre a Escola Viva? Entre em contato e venha nos conhecer!