Blog Escola Viva

Escrito por Escola Viva | 23 de Novembro de 2021

por Daniela Munerato

Coordenação Pedagógica Infantil e Fundamental 1

As diferentes experiências marcam a nossa da vida de forma muito especial. Viver algo novo em um lugar conhecido nos ajuda a crescer.

Estar na Escola Viva à noite representou exatamente isso para nossos queridos alunos e queridas alunas dos Grupos Vermelhos (5 e 6 anos).

O acantonamento, como historicamente o evento é chamado, existe na Escola Viva há muito tempo e surgiu com a proposta das crianças viverem uma preparação para passarem a noite na escola, longe da família, mas em um lugar conhecido, com pessoas conhecidas, lidando com sentimentos como a coragem, saudades, animação, felicidade….Naquela época, dormir fora de casa era algo novo para crianças dessa idade e estar na escola entre amigos e professores marcava esse crescimento.

Tão importante quanto a um momento novo é a sua preparação: antecipar acontecimentos, falar sobre os sentimentos, ouvir sobre os sentimentos do outro, contar com o apoio dos adultos e de outras crianças do mesmo grupo, fazer desenhos, participar da organização, esperar, contar os dias... Acordar cedo para não perder a hora do encontro, que só aconteceria às 17h30!

A escola preparada para o evento

Chegar ao final do dia e encontrar a escola preparada especialmente para os grupos fez os olhos brilharem (os deles e os nossos!).

Empolgadíssimos, os Vermelhos e suas famílias passaram por uma cortina de fitas coloridas que, simbolicamente, representavam os sentimentos que depois puderam ser escolhidos nas fitas da caixinha na entrada.

Munidos dos seus amuletos de coragem, agora, sim, os Vermelhos estavam muito preparados!

Reunidas em seus grupos, as crianças conversaram sobre a programação do evento e logo saíram para brincar nos Cantos com diferentes desafios que já esperavam por elas no Quintal

O Quintal à noite

Já era noite, luzes coloridas mudaram a fotografia de um espaço que estamos tão habituados a ver ensolarado e enfeitado com a sombra das nossas árvores.

As galinhas já estavam dormindo, e os coelhos já recolhidos quietinhos, mas o nosso Quintal estava muito acordado, com muita cor, música e brincadeira

O jantar também foi um momento muito especial e esperado por todos. Nas mesas, as crianças procuraram seus nomes, encontraram seus lugares e suas parcerias. Devidamente acomodadas, saborearam uma deliciosa sopa de legumes, pizza, brigadeiro de colher e uvas. Que delícia jantar com os amigos e amigas!

Brincadeira e cantoria ao redor da fogueira

Quando saíram do refeitório, um Quintal já totalmente diferente aguardava pelas crianças. Ao redor da fogueira, agora era a hora da nossa Cantoria, liderada pela nossa querida Gisele Milani, Coordenadora da área de Música.

Cada grupo cantou suas músicas preferidas. Foi um momento lindo. Muitas vozes e muita emoção ao redor do calor gostoso da fogueira.

E para finalizar, o Fabio, professor e membro do Núcleo de Diferenciação Pedagógica da Escola Viva, organizou uma empolgante caça ao tesouro, envolvendo as crianças com uma incrível história de piratas.

A caça ao tesouro

Foi muito divertida a busca das pistas pela escola, cada criança com a sua lanterna.

Uma comemoração empolgante a cada nova descoberta. O desafio de achar o tesouro, cavar o buraco na terra e abrir o baú.

Quantas conquistas!

Sim, os Vermelhos estão crescidos e já conseguem ficar até tarde na escola, com coragem, animação e cooperação.

Sem dúvida, contaremos muitas histórias nascidas neste momento que vivemos juntos!

Baixe o ebook:  Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

Siga as redes sociais da Escola Viva -  Instagram, Facebook e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva