Reviva Rede Solidária - Responsabilidade social na Escola Viva

por Carolina Mennocchi - Coordenação Projeto Bibliotecas Escola Viva

O Reviva Rede Solidária convocou famílias e equipe para a doação de livros que foram distribuídos para crianças e jovens que, diante do contexto atual, foram privados do acesso literário.

A foto contém a imagem de várias pilhas de livros amarradas com barbante. Reviva Rede Solidária - Responsabilidade social na Escola Viva
Reviva Rede Solidária - Responsabilidade social na Escola Viva

Educação para as próxima gerações

Tudo que imaginávamos como futuro já é a realidade. Globalização, interdependência econômica, nanotecnologia, informação veloz, biogenética, aquecimento global, colapso do sistema energético, caos das metrópoles... É assustadora a avalanche de informação com que somos atropelados em busca do melhor caminho para educação de crianças e jovens do século XXI.

Na Escola Viva, seguimos acreditamos que o futuro da humanidade só será possível com o exercício nobre da generosidade, com a reflexão constante e com a arte de legitimar o outro com quem se convive.

Formamos estudantes que desbravarão um mundo de reinvenções, um mundo onde precisarão compreender a realidade para escanear possibilidades. Adultos que usarão o conhecimento e a criatividade para inovar e propor soluções pautadas em ética e sensibilidade.

Solidariedade na pandemia

Diante do tsunami pandêmico mundial, que nos naufragou em um viver jamais imaginado, o contexto atual provocou reflexões de muitas ordens. A imensa desigualdade social e vulnerabilidade dos mais fragilizados ficou mais perceptível, mais escancarada, evidente.

Desde então, pessoas, comunidades e organizações da sociedade civil idealizaram múltiplas redes de proteção que fizeram e fazem diferença neste momento, e nós, como agentes de uma educação sensível e transformadora, também nos posicionamos. A pandemia aprofundou a desigualdade educacional e, ao decidirmos apoiar projetos de incentivo à formação literária,  assumimos que o problema é de todos nós, brasileiros.

E é assim que atestamos cidadania!

Cidadania na escola

A Rede Solidária Reviva mobilizou toda a comunidade escolar na arrecadação de mais de 2300 livros de excepcional qualidade literária para apoiar dois importantes projetos:

• Projeto Mi Casa, Tu Casa: desenvolvido em uma parceria entre o Jornal Joca e o Acnur (Agência da ONU para Refugiados) que visa salvaguardar a dignidade humana das pessoas que sofrem com o deslocamento forçado, por meio da educação e da comunicação responsável.
  • O Movimento Leve História, uma iniciativa voluntária, apartidária e sem fins lucrativos que pretende sensibilizar comunidades escolares da rede particular para o agravamento da desigualdade educacional, por meio do apoio efetivo à formação de leitores da rede pública, que foram privados do acesso às bibliotecas de suas escolas.

O mundo e toda sua complexidade e diversidade oferecem-se diariamente para essa geração. Basta uma palavra e já temos um verso. Uma linha, um esboço. Um olhar, e o pensamento se dilata. Uma crise, mãos à obra. Comunidade hands on. Ninguém à margem espiando o tempo e a história, todos submersos na cumplicidade por um mundo mais justo.

Reviva Rede Solidária - Responsabilidade Social na Escola Viva

Assista ao vídeo - Reviva Rede Solidária - Você fez parte disso!

Marque na agenda - 25, 26 e 27 de agosto

8ª Semana Literária da Escola Viva - Centenário de Paulo Freire.

O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais na escola

Baixe o e-book Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

Textos relacionados:

Projeto Bibliotecas Viva busca formação do leitor no ambiente escolar

Estudantes da Escola Viva criam podcast e falam sobre essa experiência na live do Jornal Joca

Liana Nakamura - "Critique em um instante" - Aproveite pra ler

Carol Mennocchi no "Critique em um instante" - Aproveite pra ler