O que tem atrás daquela porta?

por Comitê de Educação Antirracista da Escola Viva

A implantação de um comitê de educação antirracista é uma tarefa bastante desafiadora. Acreditamos que seja um desafio semelhante ao de abrir uma porta que está há muitos e muitos anos emperrada.

Todos passam por ela todos os dias, e nada muda em seu caminho.

Por trás daquela porta, há um mistério guardado, algo amedrontador e, por isso mesmo, ela permanece fechada. Não se sabe o que se pode esperar para além daquela porta.

Para abri-la é necessário um tanto de coragem e mais um tanto de ousadia.

Nosso Comitê de Educação Antirracista da Escola Viva surgiu do interesse de algumas famílias em ampliar a diversidade na comunidade escolar. Havia uma clara percepção de que não bastava trazer estudantes e famílias negras para a escola, se não tivéssemos uma sensibilização de toda a comunidade para acolher e lidar com todas as complexidades que envolvem esse desafio.

Essa empreitada ainda é recente. Nossa porta, aos poucos, está se abrindo.

Mas este primeiro semestre de 2023 foi um período muito importante para dar ainda mais potência para essa tarefa tão essencial.

Na manhã do dia 15 de abril, um sábado, conseguimos reunir toda a comunidade para uma conversa com Fábio Conceição - assessor do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bahema Educação. E, depois de muitas reflexões provocadas por ele, não fomos mais os mesmos.

Se anteriormente íamos a um restaurante frequentado por maioria de pessoas brancas e isso nos parecia irrelevante, a partir da conversa com Fábio, passamos a estranhar.

Alguns de nós também começaram a considerar a compra de livros de autores negros e negras, escolher teatros que tratem desse assunto. E a nos indagar:

Que atitudes cada um ou cada uma de nós pode tomar para romper o pacto da branquitude e assumir o compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa e equânime?

Assim, a porta que anteriormente estava emperrada agora já está entreaberta.

Se você quer contribuir para que essa porta fique inteiramente aberta, deixamos aqui o convite para se juntar a nós!

O registro do diagnóstico das relações antirracistas apresenta a tabulação dos resultados aos quais chegamos no nosso encontro de 15 de abril. Nele você encontrará também pinceladas de letramento antirracista com informações e dicas incríveis!

Envie pelo app seus comentários sobre nossas ações e o que mais podemos fazer para termos na Escola Viva uma educação realmente antirracista.

Queremos muito conhecer sua opinião!

Desenvolvendo competências socioemocionais na escola