Ensino Médio

[{imagem={alt=11112022-IMG_0926, height=4000, src=https://7233321.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/7233321/11112022-IMG_0926.jpg, width=6000}, link={url={type=EXTERNAL, content_id=null, href=}, open_in_new_tab=false, no_follow=false, sponsored=false, user_generated_content=false, rel=}, texto=

Escola Antirracista

}]
{url={type=EXTERNAL, content_id=null, href=}, open_in_new_tab=false, no_follow=false, sponsored=false, user_generated_content=false, rel=}

Escola Antirracista

Nos caminhos de uma Educação Antirracista

 

"Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. 

Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação". 

(Djamila Ribeiro)

E, por ser essa também a nossa crença, o Comitê Antirracista da Escola Viva reúne representantes de toda a Comunidade Viva (equipe e famílias) para refletirmos juntos sobre questões importantes relacionadas ao racismo estrutural e implantar as diretrizes de uma educação antirracista no ambiente escolar. 

A ação se organiza em 3 eixos, que se cruzam e complementam: letramento da comunidade, revisão curricular e promoção da equidade no ambiente escolar.

Já andamos um bom caminho, tanto no diagnóstico dos problemas como na elaboração de estratégias para enfrentá-los em nossa comunidade. 

Temos feito reuniões quinzenais para compartilhar conquistas, planos e desafios - algumas delas, com a presença de Waldete Tristão, consultora especializada no assunto, que tem contribuído bastante para que o grupo ganhe mais corpo e voz. 

Realizamos também um censo em 2021, ampliamos as postagens sobre o assunto nas redes sociais e, durante a Semana da Consciência Negra, em 2022, agitamos a escola. 

Além de promovermos diversas atividades voltadas aos estudantes, repaginamos a biblioteca para destacar obras escritas por pessoas negras e realizamos uma dinâmica com os profissionais da escola, que incluiu a exibição do documentário Vista Minha Pele, e uma linda conversa sobre o tema com a Juê Oliveira, outra consultora especializada contratada para fortalecer a nossa luta. 

Ao longo de 2022, também realizamos uma sensibilização sobre educação antirracista com a equipe pedagógica e administrativa com o consultor Fábio Conceição, do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bahema Educação. 

Assim como muitas outras ações: levantamento de boas práticas em educação antirracista na Viva; pesquisa de editais de escolas que oferecem bolsas sociais e/ou bolsas raciais para inspirar as práticas da Viva; entrevista com ex-alunos(as) negros(as); conversa com o projeto Travessias da Escola Vera Cruz.

A partida foi dada! Agora, é hora de transformar tudo isso em novas e maiores ações práticas.

 



 

 


Educação Infantil
Amarelinho, Amarelo e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano (6 a 9 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(4º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

UMA ESCOLA DO GRUPO

 
Política de privacidade

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: