[]

EDUCAÇÃO INFANTIL

Dos primeiros passos no Grupo Amarelinho até o fim do ciclo no Grupo Vermelho

Interação e brincadeira são as bases da Educação Infantil.

Os jogos, as brincadeiras tradicionais, o brincar livre - e ao ar livre - e o faz de conta ocupam lugar de destaque na rotina.

Atividades relacionadas à cultura das infâncias são oportunidades valiosas para desenvolver a criatividade, a curiosidade e a imaginação. Um ambiente seguro e acolhedor favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico - nosso conceito de educação integral!

Jogos, atividades artísticas, corporais e culturais, combinados com alfabetização, matemática, ciências e literatura são conduzidos de maneira lúdica e prazerosa em contextos de uso social e significativos.

Leia no blog da Escola Viva: O que quer dizer escolarização para crianças de 1 a 3 anos?

A alimentação e o uniforme fazem parte da nossa proposta pedagógica

Na Educação Infantil, o lanche e almoço são fornecidos pela escola e vivenciados em grupos nas varandas das salas de aula. Um importante momento de socialização e troca.

Cada grupo - de Amarelinho a Vermelho - usa o uniforme da cor que o representa.

O uso diário do uniforme é obrigatório, pois, além de reforçar o senso de pertencimento,  também é ponto fundamental para que as crianças identifiquem os grupos.

Leia no blog da Escola Viva: Na minha casa, só se come em prato fun-d-o-dó

Educação Infantil em período integral, mais tempo para convívio, brincadeiras e atividades

A Educação Integral em período integral favorece a promoção de todas as dimensões do desenvolvimento infantil.

Uma rotina cuidadosamente concebida para abranger um período integral e, ao mesmo tempo, oferecer flexibilidade de horários de saída, atendendo às necessidades das famílias

Horário - Educação Infantil:

De segunda à quinta-feira, das 8h às 15h30. Às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Com flexibilidade para o horário de saída: 12h (antes do almoço) ou 13h30 (após o almoço).

Como mais uma opção ao período regular, as Atividades Complementares oferecem cursos e atividades que também podem atender às demandas de horários das famílias.

Leia no blog da Escola Viva: Educação integral – afinal, o que ganham as crianças ficando mais tempo na escola?

A Língua Inglesa nas brincadeiras, nas histórias e no faz de conta

Desde a Educação Infantil, a Língua Inglesa está presente diariamente em diferentes momentos da rotina do dia. As crianças interagem - com e pelo idioma - de uma forma orgânica e engajada.

As crianças de diferentes lugares do mundo brincam das mesmas coisas, mas em idiomas diferentes!

Nesse explorar de corpo, sons, ritmos e fonemas, a criança constrói o seu repertório linguístico, também em Inglês.

Leia no blog da Escola Viva: Once upon a time there was an English class…

Alessandra Melo de Camargo Campos

Violeta Annunziato

fotos_1 (1)

Zita Ursini

Uma equipe preparada e acolhedora

Composta por educadores e educadoras experientes, atentos, formados e preparados para as demandas específicas da faixa etária.

Os profissionais passam por constante formação e são envolvidos pessoalmente no acompanhamento cuidadoso do processo de aprendizagem de cada uma das crianças.

A parceria com as famílias é fundamental!

A partir da relação - escola-famílias - de confiança e troca constante - construímos há quase 50 anos uma educação de qualidade.

O período de acolhimento (adaptação) respeita as necessidades de cada uma das crianças e prevê a presença dos(as) adultos(as) de referência.

Em todos os grupos - de Amarelinho a Vermelho - as famílias têm a possibilidade de contato diário com professores, professoras e com a coordenação pedagógica, nos momentos de entrada e saída.

Encontros em reuniões pedagógicas, eventos preparados para as crianças e suas famílias são momentos importantes para trocas e construção de aprendizado.

Leia no blog da Escola Viva: À noite na escola - o evento do Grupo Vermelho