Blog Escola Viva

Faltam quantos dias para começarem as aulas?

Escrito por Escola Viva | 4 de Agosto de 2022

por

Equipe de Gestão Pedagógica Escola Viva

“Faltam quantos dias para começarem as aulas?”

Com uma mistura de sentimentos, o tempo de reencontros se aproxima. Existe o desejo de voltar, a saudade de amigos e amigas, professores e professoras, demais funcionários e funcionárias da Escola e, ao mesmo tempo, a vontade de ficar mais um pouquinho em casa, com a família, viajar, ter uma rotina diferente.

Mas a rotina do dia a dia tem seu valor, nos traz a possibilidade de organização no coletivo e no individual, a antecipação e o dar-se conta do que progressivamente conseguimos fazer, cada vez mais, com menos ajuda. 

Estamos falando de apropriação e de crescimento.

Ansiosos pelo retorno

Na escola, toda a equipe se organiza: salas são arrumadas, quintais e espaços são cuidados, novas pinturas e novas cores, muito planejamento…, a organização de grupos é retomada diante da chegada de novos amigos e amigas e da expectativa de um novo semestre. 

Estávamos saudosos pelos abraços, pelas risadas e pelas brincadeiras dos alunos e alunas que movem a Escola. Além de ansiosos pela continuidade dos projetos e do acompanhamento de reflexões tão importantes sobre as hipóteses e teorias provisórias das crianças e jovens, sempre em movimento.  Essa construção de conhecimentos que não se interrompe nunca.

Os professores e as professoras retornam para o planejamento e pensam na gestão dos grupos, nas mudanças necessárias, na dinâmica de cada aluno e aluna… e de todos juntos. 

Conversamos em equipe, todos juntos. 

Na arrumação das salas, pegamos um jogo muito apreciado por um aluno, folhas coloridas para um outro que adora desenhar, blocos de construção, livros de literatura, equipamentos nos laboratórios, planejamos novos desafios. 

Os alunos e alunas estão aqui, mesmo sem ainda estarem, porque a escola se faz com cada um deles.

Todos se preparam para um novo início

Em casa, alguns sinais de retorno já vão aparecendo, como a volta das viagens ou a mochila que começa a ser organizada, o material é verificado, o lanche para alguns é comprado (quem traz a lancheira para a escola a partir de Fundamental), o uniforme já começa a ser separado…

Sinais que trazem lembranças, que marcam um novo tempo, mas agora (sempre!) cheios de novidades sobre as férias, do tempo que ficaram longe do grupo. 

Crianças e jovens vão se surpreender com amigos e amigas que cresceram, com as novas amizades e com as novas aprendizagens. 

Para o retorno, envolvemos alunos e alunas nas arrumações, compartilhamos as tarefas. 

Os menores  já se vestem sozinhos, já calçam os sapatos, pegam as mochilas e já pensam nas aulas que terão para a escolha de um vestuário adequado. 

Os maiores já se reúnem para pensar novos projetos, novas propostas, novas trilhas e projetos de protagonismo. Tudo cheira à novidade, de novo!

A escola recebe todos e todas de braços abertos

A escola está florida e colorida! Só faltavam vocês, alunos, alunas e famílias! 

Será mais um semestre de encontros, de reuniões temáticas, de lindos eventos dos grupos e de finalização de algumas séries. 

Sabemos que alguns precisarão de um tempo de readaptação, mas estamos aqui, juntos, e sabemos que esse momento será breve. 

E o desejo de ficar mais um pouquinho de férias? O convívio com a família se mantém de outra forma e é sempre muito especial. 

E as férias?

As férias? Agora estão de novo lá no final do calendário. 

Mas já podemos fazer planos, aproveitando o dia a dia na Escola Viva, os encontros, reencontros e todas as experiências que compõem este universo de tantas linguagens, que nos permitem ampliar os  conhecimentos sobre nós mesmos, sobre o outro e sobre o mundo.  

Os portões, os braços e os abraços estão sempre abertos!

Damos as boas-vindas ao 2º semestre de 2022!

Baixe o ebook: Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

Siga nossas redes sociais -  Instagram, FacebookYoutube, Flickr e Linkedin

Leia mais no blog da Escola Viva: