Essa tal de tecnologia...

Por Elizabeth Fantauzzi

Aqui na
Escola Viva, temos trabalhado com alguns pressupostos que servem de base para
nosso planejamento pedagógico dentro da Escola: tecnologia vista como mais uma
linguagem dentre as já existentes, tecnologia como conhecimento multidisciplinar
e presente na implementação de espaços pedagógicos contextualizados, a
competência pedagógica da equipe e sua fluência digital, assim como inovações
tecnológicas, no que se refere à estrutura física e aos equipamentos.

Para estes pressupostos, estabelecemos alguns eixos
norteadores para nos auxiliar no desenvolvimento das atividades com as TDIC (Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação) dentro da Escola, na Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Médio:

· Letramento digital: (multiletramentos) além dos outros letramentos nas diversas linguagens, como a Arte, a Música, o Corpo, a Leitura e Escrita, as diferentes Linguagens digitais são oferecidas a partir de uma reflexão sobre os impactos, consequências e potencialidades de determinadas tecnologias para a sociedade;

· Cidadania digital:  uso responsável de tecnologia no que se refere ao comportamento nas redes de qualquer porte;

· Protagonismo e autonomia do aluno: a tecnologia proporcionando o aluno como sujeito central do processo pedagógico; 

· Educação na diferença: utilização da tecnologia como ferramenta que permite a equidade de processos e relações;

· Ambientes colaborativos: atividades que incentivem a colaboração, aprendizagem por pares e o alcance de objetivos em comum;

· Metodologias ativas: experiências concretas que tornem os alunos consumidores críticos de tecnologia, bem como autores e produtores de conteúdos digitais e, por fim,

· Formação continuada dos educadores: atualização constante da equipe docente e coordenação, no que se refere às TDIC.

Dentro da Escola Viva, nossa rede - wifi e cabeada -
utiliza um firewall inteligente, que restringe a navegação a sites de conteúdo
duvidoso ou com temáticas que fujam do objetivo das pesquisas e das atividades
pedagógicas em sala de aula. Porém o mais importante do trabalho na área de
tecnologia educacional é a orientação aos alunos na autorregulação pessoal e
busca da autonomia, por meio de atividades práticas, combinados, debates e
exercícios que proporcionem uma reflexão consistente para a construção de
conceitos sólidos e éticos em cidadania digital.


Educação Infantil
Amarelinho e Laranja
(1 a 4 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 336
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

Educação Infantil
Azul e Vermelho (4 a 6 anos)
Ensino Fundamental
1º (Verde) e 2° ano (6 a 8 anos)

Rua Professor Vahia de Abreu, 664
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-003

Ensino Fundamental
(3º ao 9º ano)
Ensino Médio
(1ª a 3ª série)

Rua Professor Vahia de Abreu, 488
Vila Olímpia, São Paulo, CEP: 04549-002

UMA ESCOLA DO GRUPO


Política de privacidade

Fale conosco

escolaviva@escolaviva.com.br

(11) 3040-2250

ACOMPANHE NOSSAS
REDES SOCIAIS: