Esse olhar individual que consegue tirar o melhor de cada aluno, tornando-os responsáveis e participativos.
Renata Bush, mãe da Ana
O contato com múltiplas linguagens
Na Viva, significa que esse processo acontece ao mesmo tempo em que se conhecem as próprias potencialidades e desafios. Por essa razão, a avaliação tem um lugar essencial na aprendizagem do aluno. Ela é composta de vários instrumentos, várias maneiras de o educador identificar o que o aluno já sabe e o que ainda está na zona de desafio. Ela é formativa, ou seja, não só indica os resultados alcançados pelo aluno em determinado momento do seu percurso formativo, mas também gera informações que tanto professores como alunos utilizam para ensinar e aprender de forma mais eficaz e significativa.
Os eixos temáticos de cada série são questões-problema que mobilizam os alunos em torno de investigações sobre a realidade e envolvem processos críticos e criativos, conectando as diferentes áreas do conhecimento e utilizando uma rede de agentes educadores que vai além dos professores da escola. As múltiplas linguagens permitem o entendimento da cultura, a expressão de si e a comunicação multifacetada que caracteriza o mundo contemporâneo. Projetos e pesquisa saem cada vez mais dos muros da escola. Os estudos de meio são uma modalidade didática poderosa para ampliar o olhar, para permitir a observação in loco, para conhecer outras referências para além do cotidiano dos alunos e professores.
Horários
Ensino Fundamental 1
segunda a quinta-feira 8h às 15h45 sexta-feira 8h às 12h30
Ensino Fundamental 2
segunda a quinta-feira 7h45 às 15h30 sexta-feira 7h45 às 13h15
Nosso espaço
O espaço é planejado para permitir variações de ambientação que favoreçam os objetivos do educador: subgrupos de pesquisa e colaboração, seminários, jogos e debates. A aula pode acontecer no quintal, na quadra, no atelier, na biblioteca, na cantina, no laboratório maker… onde quer que esteja o objeto do conhecimento ou onde o educador entender que o aluno será mais instigado, mais desafiado em sua pesquisa.
Neste sentido, a escola como um todo é um agente educador. Marcas dos alunos também estão em toda parte, como a firmação de presença, de identidade e de aprendizagem.