Boas-Vindas ao Projeto Sustentabilidade VIVA!

Ao longo de 45 anos, práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental sempre fizeram parte do cotidiano da comunidade Viva. Percebendo, cada vez mais, a necessidade de expandir iniciativas nestas áreas, a Escola Viva, em parceria inédita com o FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas), desenvolveu o Projeto Sustentabilidade VIVA.

Constituindo um grupo de 22 pessoas, gestores, educadores, colaboradores, alunos e famílias das mais diferentes áreas participarão de sete encontros com diferentes temáticas e com o objetivo de: aprofundar os conceitos básicos de sustentabilidade, sensibilizar os participantes enquanto agentes de transformação em busca do desenvolvimento sustentável e construir direcionadores estratégicos de sustentabilidade da Escola Viva.

No primeiro encontro, o grupo conheceu a proposta e a equipe de Formação Integrada para Sustentabilidade: Ana Carolina Aguiar, Fernanda Carreira e Gabriela Alem, que guiarão as conversas até o fim deste percurso.

O encontro foi divido em dois momentos: primeiro, o grupo teve a oportunidade de se conhecer por meio de diferentes dinâmicas. Em seguida, cada participante expressou aos demais suas expectativas sobre o projeto.

Surgiram dúvidas sobre as formas como transmitir para a comunidade escolar o conhecimento adquirido durante o projeto. Como engajar a causa tanto dentro quanto fora da Escola Viva?

No segundo momento, aconteceu uma palestra com Paulo Branco, vice-coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces) dividida em dois principais tópicos:

O primeiro, “Contexto, trajetória e evolução dos temas”, uma introdução à sustentabilidade, conceito ainda em construção, em que entendemos, a partir do Earth Overshoot Day, Dia da Sobrecarga da Terra, que a humanidade tem consumido mais recursos naturais do que os ecossistemas são capazes de regenerar.

Em seguida, “Sustentabilidade e estratégia empresarial”, sobre a importância da contribuição das organizações para o desenvolvimento sustentável, uma vez que as grandes empresas influenciam o consumo e, portanto, maior é a responsabilidade empresarial.

Para encerrar, cada participante descreveu como saiu do primeiro encontro em uma palavra: animada, curiosa, consciente, inquieto, grata…

Confira algumas fotos!

Até o próximo encontro do Projeto Sustentabilidade VIVA!