Quem somos

[{imagem={alt=alex-libotte-photography-escola-viva-select-day-2-124, height=2000, src=https://f.hubspotusercontent20.net/hubfs/7233321/alex-libotte-photography-escola-viva-select-day-2-124.jpg, width=3000}, link={url={type=EXTERNAL, content_id=null, href=}, open_in_new_tab=true, no_follow=false, sponsored=false, user_generated_content=false, rel=noopener}, texto=

Prazer,
somos a Viva

, texto_botao=}]

Prazer,
somos a Viva

Educação atual
há mais de 40 anos

A Escola Viva é um espaço de aprendizagem que estimula o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração para formar pessoas preparadas para o mundo imprevisível e complexo em que vivemos.  Princípios estruturantes da proposta são critérios para a escolha das melhores metodologias contemporâneas. Sensibilidade e excelência andam juntas, estimulando o potencial de cada um.

Fundada por mulheres nos anos 70, a Viva é uma instituição educacional brasileira que conecta pessoas e saberes, valoriza a cultura, a arte e o desenvolvimento sustentável.

Em 2020, a Escola Viva é incorporada ao Grupo Bahema Educação, uma empresa de ensino básico que viabiliza a construção de um grupo de escolas que são referência de qualidade pedagógica.

alex-libotte-photography-escola-viva-select-200-170-1-1024x560

Nosso jeito

Somos um espaço de empatia e respeito. Promovemos o pensamento crítico, a expressão individual e o aprender fazendo. Desafiando cada aluno a descobrir mais e mais, sempre com um olhar em sintonia com as tendências de hoje e as transformações do amanhã. A Viva é acolhedora, criativa, desafiadora e conectada.

Grupo-563-768x716
manisfesto-1-1280x905
marilia_costa__

Educar com qualidade pressupõe uma comunidade que educa em conjunto. Por isso, na Escola Viva a parceria escola-família é muito valorizada. A educação de nossas crianças e jovens precisa ser pensada e realizada de forma compartilhada por todos os envolvidos.

Educar é ensinar, é partilhar saberes, mas também diz respeito à formação de pessoas em relação às diferentes dimensões da vida, que inclui desenvolver consciência pessoal, social e ecológica, que deem sustentação para a convivência harmônica e construtiva com os outros e para a participação em processos sociais que resultem em  relações sustentáveis com o ambiente social e com a natureza.”

Marília Costa – Direção Pedagógica

Francisco

A Escola Viva tem como objetivo formar alunos com competência e sensibilidade para planejar e fazer a gestão dos seus percursos. Isso envolve desenvolver o pensamento crítico e a criatividade, fazer com que os diversos saberes estejam a serviço da compreensão do mundo natural e social em que vivemos, realizar projetos que articulem as diversas áreas do conhecimento com os projetos de vida dos estudantes e entender que qualquer trajetória individual pressupõe uma responsabilidade com a construção de uma coletividade e do bem comum.”

Francisco Ferreira – Direção Pedagógica

A Viva sempre foi um espaço que encoraja e desafia o
aluno a experimentar e descobrir seu próprio aprendizado.
Conheça a nossa proposta:

Conheça nossa história

1974

O Atelier: Arte Expressão é criado: um lugar para que crianças vivam a experiência da livre expressão e o contato com múltiplas linguagens, em um ambiente preparado para desafiar a curiosidade e possibilitar sua realização. Um espaço para o prazer de aprender e conviver. O Atelier existe
até hoje, como núcleo de atividades
extracurriculares para crianças, adolescentes e adultos

1978

O Atelier dá origem à Escola Viva – Educação Infantil. Um espaço onde crianças são envolvidas por professores nos processos de exploração, descobertas e aprendizagem, em um ambiente acolhedor e instigante. Uma nova proposta de educação acaba de nascer

1996

A Viva acolhe sua primeira turma do Ensino Fundamental. A proposta é construir um conhecimento sólido com uma estrutura curricular dinâmica, voltada para as principais questões da contemporaneidade

2010

Ano da primeira turma de Ensino Médio da Viva. A abordagem pedagógica segue a linha do Ensino Fundamental e Infantil, integrando ao currículo escolar empreendedorismo, responsabilidade socioambiental e diversas disciplinas de expressão – conhecimentos essenciais para o cidadão de hoje