Atividades e Eventos

Parlamento Jovem 2011 – 9º ano

Escola Viva Home Volta  

Em 2011, os alunos da Escola Viva participaram do Parlamento Jovem Paulista, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O principal objetivo era oferecer aos estudantes do Município uma lição de cidadania e democracia, com o exercício, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.

Para participar, cada aluno deveria escolher um partido, não o convencional, mas partidos divididos por temas: Saúde; Educação; Esportes, Lazer e Recreação; Natureza; Habitação; Planejamento Urbano; Trânsito e Transporte; Emprego; Cultura; Segurança Urbana e Assistência Social.

Antes de definir os projetos, os alunos aprenderam conceitos sobre Estado, nação, poder político e regimes de governo durante as aulas de Filosofia. A partir de então, o 9º ano começou a elaborar o projeto, sempre preocupados em solucionar algum problema da cidade.

Em agosto, alguns alunos do 8º ano e professores formaram uma banca para analisar os projetos desenvolvidos pelo 9º ano. Cada membro da banca possuía uma tabela com os seguintes critérios para avaliar: respeito ao formato do Projeto de Lei; pertinência ao tema do partido; correção gramatical, concisão e clareza; originalidade; exequibilidade e postura do grupo durante a apresentação. Cada critério valia de 1,0 a 3,0 pontos e a soma total indicou o projeto vencedor, que tinha como proposta fiscalizar as Subprefeituras por meio das Associações de Moradores de Bairro.

Os alunos visitaram, também, a Câmara Municipal, onde conheceram o espaço e participaram do cerimonial de abertura do Parlamento Jovem 2011.



Slideshow image

Dezembro de 2011