Atividades e Eventos

Estudo de Meio Cidades de Minas – 9º ano

Escola Viva Home Volta  

Em um clima de muita expectativa, os alunos do 9º ano saíram em estudo de meio para conhecer as cidades históricas mineiras.

A partir do Eixo Temático da série M arcas do local na paisagem global , o grupo trabalhou ativamente, promovendo reflexões, experiências e vivências entre o contexto pessoal e o coletivo, o espaço privado e o público, o espaço local e o global, além de exercitarem o reconhecimento dos diversos tempos encontrados nas paisagens das cidades por onde passaram.

Mais do que o estudo de um povo ou lugar, um dos objetivos do Estudo de Meio foi compreender o entrelaçamento de povos e lugares, memórias e sensibilidades que cruzam fronteiras e integram conceitos vivos.

Os alunos do 9º ano tiveram um contato grande com o patrimônio material local (obras de arte, prédios históricos etc.) nas visitas realizadas às igrejas de São Francisco de Assis e de Santa Ifigênia e ao Instituto Inhotim, onde apreciaram inúmeras obras de arte contemporânea. O grupo também teve contato com o patrimônio imaterial (culinária, dança, música etc.) nas conversas com a D. Erci, benzedeira local, na visita à casa de Elisa Freixo e à Oficina de Agosto. Tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer e apreciar a deliciosa culinária mineira, unanimamente muito elogiada por todos.

Outro ponto de observação importante neste estudo de meio foram as paisagens das cidades visitadas. No Morro da Forca, os alunos tiveram uma visão de quase toda a cidade, onde observaram as marcas do lugar. Ao subir para o alto da cidade de Ouro Preto, o grupo observou a paisagem e fez uma retomada da ocupação da região pelos Bandeirantes paulistas, até o apogeu e a decadência da atividade mineradora.

As cidades de Mariana, Ouro Preto, Brumadinho, Congonhas do Campo e Tiradentes foram literalmente “exploradas” por nossos alunos, que puderam, então, conhecer, por meio das artes, da arquitetura e da tradição local, as diferenças e semelhanças entre o Brasil Colônia e o Brasil atual, e a diversidade que compõe a cultura brasileira.

Ao final da viagem, o 9º ano demonstrou visivelmente ter absorvido e incorporado um grande lote de conhecimentos às suas vidas acadêmicas, que certamente os acompanhará nas atividades desenvolvidas em sala de aula nos próximos tempos.



Slideshow image

Setembro de 2011