O trabalho com Propostas Integradas do Ensino Fundamental 1

 

O ingresso no Ensino Fundamental marca uma importante etapa, tanto no desenvolvimento físico e emocional do aluno quanto na sua relação com o mundo, pois conquistam maior autonomia no trabalho escolar e nas relações sociais. Nesta fase, a Escola Viva propicia a sua inserção na complexidade das relações, como verdadeiro cidadão autônomo, crítico e participativo, capaz de atuar em sociedade com competência, dignidade e responsabilidade.

 

No Fundamental 1, a ampliação de um repertório repleto de associações e interrelações entre temas e conteúdos cada vez mais complexos convoca os alunos para uma nova dimensão do processo de produção de conhecimento: ampla formação cultural, sensibilidade e capacidade para lidar com a pluralidade e a diversidade, habilidade para trabalho em equipe, responsabilidade pessoal sobre suas ações e flexibilidade diante do novo.

 

Com base neste repertório, o currículo do F1 da Escola Viva oferece a Proposta Integrada (ou “PI”, como é abreviada), que - como o nome já diz - integra e une alunos e professores de todas as turmas - de 2º a 5º ano - em grupos de trabalho que se encontram semanalmente para discutir e estudar campos interdisciplinares do conhecimento.

 

No começo do ano, as PI’s são apresentadas aos alunos, que escolhem em qual delas querem trabalhar. Os temas gerais de 2018 são: Convívio e Cultura, Investigação e Resolução de problemas, Escritores e Leitores / Linguagem e Cidadania

 

Conheça a seguir algumas das Propostas Integradas do F1 dentro de cada um dos temas.

    

CIDADANIA, CONVÍVIO E CULTURA

 

Com...viver

 

Possibilita a discussão de temas relacionados à ética e ao convívio social, com debates sobre a intolerância em vários âmbitos. No final do processo, os alunos produzirão um programa de rádio em formato de podcast (e estudarão um pouco sobre o conceito de podcasting), que pode ser reproduzido pela internet.

 

 

Sabores do Brasil

 

Nesta PI, os alunos conhecemdiferentes culturas, por meio dos pratos típicos de diversas regiões do Brasil, e também pesquisam a história de alguns alimentos tipicamente brasileiros, grandezas e medidas em receitas, colocando a mão na massa e experimentando os mais diversos sabores e saberes.

 

 

Pelas Ruas da Escola

 

Todos os dias, passamos pelas ruas que nos levam à Escola, mas nem sempre olhamos de verdade para elas. A proposta desta PI é que, caminhando pelas ruas do entorno da Escola, os alunos olhem com cuidado e carinho para o espaço que é de todos, identificando problemas e pensando formas de contribuir para a sua melhoria.

 

 

 

INVESTIGAÇÃO E RESOLUÇAO DE PROBLEMAS

 

Será que vai dar certo?

 

Esta é uma PI para quemgosta de investigar temas das Ciências, como Física, Química e Biologia. O aluno será desafiado a encontrar respostas científicas para vários fenômenos naturais e curiosidades observadas no seu dia a dia. Será um espaço para experimentos, troca de informações e conhecimentos, observação, registro e investigação.

 

 

 

Jogos 4º e 5º ano

 

São estações de jogos matemáticos que servirão como complemento aos conteúdos aplicados em sala de aula de 4º e 5º ano.

 

 

Se Joga!

 

Imagine um jogo em que não há um vencedor. Na verdade, um jogo onde todos podem ser os vencedores. Ou melhor, imagine um jogo em que só é possível vencer, se todos vencerem juntos!

 

Nesta PI os alunos experimentarão alguns jogos colaborativos que dependem do envolvimento de cada participante para acontecer e chegar ao seu objetivo final.

 

 

 

ESCRITORES E LEITORES/LINGUAGENS   

 

Um pé de histórias

 

Você me pede uma história ou a história nasce de um pé? Aqui os alunos ouvem, investigam, registram e contam histórias de um velho continente, aproximando-seda cultura afro-brasileira e africana por meio de contos etiológicos.

 

 

Cutivro

 

O Cultivro é um projeto de incentivo à leitura e troca de livros, criado há dois anos pelos alunos e professores do F1 e que envolve toda a comunidade da Escola Viva.

 

Nesta PI, os alunos conhecem e pesquisam outras formas de circulação de livros pelo Brasil e pelo mundo, como o conceito BookCrossing, e ampliam o projeto pelo bairro, por meio de uma parceria com outra escola da região. Além disso, fazem performances teatrais para divulgar o projeto e têm a responsabilidade de organizar a Semana Literária da Escola Viva.

 

 

Vozes ao vento

 

Achados e inusitados que estão à nossa volta podem virar poesia. Imagine poemas pulando da ponta do lápis para a ponta da língua!

 

Nesta PI, os alunos são convidados a pesquisar, no espaço da Escola, cenas e cenários que possam ser traduzidos em uma linguagem poética, desmistificando o fazer poesia.

 

Tirinhas, Charges e Caricaturas
 

 

Depois de se inspirarem em desenhistas famosos como Quino, Aragonês e Bill Watterson, os alunos inventarão suas próprias histórias, entendendo melhor a linguagem divertida dos quadrinhos.

 

Olhares Vivos

 

Nossos olhares atentos e sensíveis nos permitem dar luz ao invisível. Pessoas, lugares, sentimentos e emoções vivenciados na nossa Escola e arredores ganham vida em fotografias tiradas por alunos e alunas, que são apresentados aos conteúdos relacionados à fotografia e passam pela experiência de ser fotógrafos, descobrindo que não basta estar presente nos lugares: a forma como olhamos para cada detalhe pode fazer toda a diferença.

 

 

 

Cinedebate

 

Conhecendo um pouco sobre a história do cinema e dos elementos mais comuns de críticas de filmes, e após assistirem a alguns curtas que ilustrem esses conceitos, os alunos passam a enxergar o cinema por um novo olhar e por uma ótica também pessoal.