Alunos do 3ºE recebem os pais para Minievento sobre a região do Rio São Francisco

 

 
 
Dentro do eixo temático do 3º ano, Convivendo com a Água, os alunos do 3º E da Escola Viva estudaram a região do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul.
 
Neste minievento, os pais foram recebidos por um curso d’água - parte pintado no chão, parte de tecido - que nascia na entrada da Escola e corria até a sala de aula do 3º E. Lá puderam acompanhar alguns trabalhos feitos pelos alunos ao longo do ano, como os desenhos dos peixes que habitam os rios, além de outras coisas que aprenderam como: quem são e como vivem os ribeirinhos – pessoas que moram nas margens do Rio e dele tiram o seu sustento - e o que são e para que servem as carrancas – animais feitos de madeira e colocados na proa dos barcos para espantar os maus espíritos.
 
Junto com os pais e em coro, os alunos cantaram a canção Saíra, composta por Sérgio Santos e interpretada por Mônica Salmaso, sobre um pássaro que habita a região do Rio São Francisco.
 
No fim, todos foram brindados por um banquete especial, com a culinária típica das regiões pelas quais passa o velho Chico, como é chamado carinhosamente o rio.
 
Cada família contribuiu com um prato: tinha cocada, queijo mineiro, goiabada, bolo de milho, carne seca, bolo de rolo, cuscuz... Enfim, com toda essa recepção, os pais e alunos do 3º E puderam sentir por alguns minutos como se estivessem às margens do São Francisco.
 
 
Saíra (Sérgio Santos)
 
Saíra Azul dançarina
Bailarina no grotão
A minha cora que anima
O pé de goiaba 
E o pé de mamão
 
Quando bato as asas 
É o sol que vaza e semeia o chão
De fruta e grão
 
Se sou Saíra Preciosa 
Jeitosa eu só tenho um par
No cheiro quando o pau- rosa 
Espero dengosa o amor chegar
 
Pelo São Francisco 
Sou um rabisco solto no ar
Sou Tangara, sou Sanhassira
 
Sou Saíra Sete Cores
Sou céu do entardecer
 
Sou tão colorida
E da luz da vida
Não vou me esconder
E pra se viver
Eu sei de voar
Eu sei de cantar