4º ANO B EM ENCONTRO COM TONY KANAAN E FERNANDO DIAS MARTINS

Nas últimas semanas, os alunos do 4º ano B receberam duas visitas muito especiais. Dois pais de alunos vieram até a Escola Viva para conversar com as crianças sobre suas profissões e experiências de vida.
 
Um deles foi Tony Kanaan, importante piloto do automobilismo brasileiro. Nascido na Bahia, Tony é descendente de uma família de libaneses que veio morar no Brasil e, por isso, falou bastante sobre imigração, tema muito trabalhado pelos alunos dentro do eixo temático do 4º ano: Deslocamentos e Trajetórias.
 
Primeiro, contou sobre a história da sua família e como os costumes libaneses estão presentes na sua vida. Depois, contou que hoje também é um imigrante, pois, há alguns anos, mora nos Estados Unidos por conta de sua profissão. Antes disso, morou também na Itália. 
 
Tony contou um pouco sobre a carreira de piloto e todos os obstáculos que teve que enfrentar para chegar aonde está agora. Falou, por exemplo, dos desafios que encontrou quando foi para a Itália, muito jovem e sozinho. Contou que, quando se mudou, dormia dentro da oficina de carros da equipe em que corria, pois ainda não tinha como se manter. 
 
Além disso, o piloto contou sobre a emoção e adrenalina que vive diariamente em sua profissão.
 
Depois, foi a vez do 4º ano receber a visita de Fernando Dias Martins, publisher e diretor geral da revista National Geographic no Brasil. Fernando contou sobre o processo de elaboração e produção de uma revista, desde o princípio até a hora em que ela chega nas bancas. 
Os alunos puderam entender como acontece esse trabalho, de selecionar o conteúdo que vai para a revista, o formato, a diagramação, a escolha da capa, como são escritos e revisados os textos, a importância imensa que tem uma imagem para uma matéria, etc. No fim, concluíram que se trata de um processo muito parecido – só que em maior escala, claro! – com o das produções textuais e gráficas que fazem na Escola.
 
Fernando contou também sobre o surgimento da revista, lá em Washington, nos Estados Unidos, e como ela foi crescendo até chegar a o que é hoje: publicada em trinta e três idiomas e lida por mais de cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo.
 
Para concluir, Fernando falou um pouco sobre os temas interessantíssimos que são abordados na revista, como cultura, meio ambiente, curiosidades da natureza, aventuras e lugares que nem imaginamos existir, de tão inóspitos e de difícil acesso. 
 
É sempre muito bom trocar e compartilhar experiências com os nossos pais e com os pais de nossos colegas de sala, que têm sempre muito para nos ensinar, com suas experiências de vida extremamente significativas! Obrigada pela visita, Tony e Fernando! 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
22.11.17