O Ensino Médio na Escola Viva

 

 

No Ensino Médio da Escola Viva, consolida-se o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem e a sua inserção no contexto público a partir do estudo, da aprendizagem mútua e da intervenção em situações de vida prática. O segmento possibilita a ampliação e a concretização da nossa proposta educacional: as estratégias educacionais desta etapa visam, além da aprendizagem significativa, à formação de um cidadão autônomo, participativo, solidário e em condições de ocupar um espaço digno na sociedade e no mundo do trabalho.

 

A nossa proposta curricular articula a construção de conhecimentos específicos com o desenvolvimento de competências e habilidades, contribuindo, assim, para a formação de um sujeito crítico e atuante, capaz de utilizar múltiplas linguagens para interpretar os contextos que o cercam e expressar seus pontos de vista.

Direcionamos o trabalho para o desenvolvimento de procedimentos de organização, pesquisa e sistematização dos conhecimentos, de maneira que seja capaz de transformar as experiências escolares em saberes importantes para a sua vida fora da Escola e também de preparar-se para o prosseguimento dos estudos na universidade ou em cursos técnicos. A experiência vivida na Escola, especialmente em sua etapa final, deve proporcionar ao jovem um repertório que o auxilie nas suas escolhas futuras.

 

Nas séries do Ensino Médio, visamos ampliar e diversificar as experiências escolares, de forma que o aluno desenvolva habilidades essenciais para a consolidação de sua formação básica. Essas habilidades se organizam em torno de cinco grandes eixos que indicam a natureza do conhecimento que ele precisa desenvolver: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.

 

A partir das nossas orientações curriculares, a proposta da Escola amplia o universo de escolhas, com a presença de disciplinas eletivas (dentro de um componente curricular obrigatório) e disciplinas optativas (atividades extracurriculares).

 

Nosso objetivo é formar pessoas socialmente responsáveis e comprometidas com a valorização dos conhecimentos científicos, artísticos e culturais, atentas à diversidade e às questões socioambientais e capazes de compreender o mundo e a si mesmas, por meio de múltiplas linguagens e representações.

 

Confira abaixo um vídeo que mostra algumas das atividades realizadas no Ensino Médio da Escola Viva ao longo do ano:

 

- A Semana de Tecnologia e Empreendedorismo, evento que enfatiza, anualmente, o encontro entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas carreiras de trabalho, para instigar o aluno a conhecer e explorar as diferentes possibilidades de formação, especialização e atuação profissional.

 

- O Fórum FAAP deDiscussão Estudantilreúne alunos de diferentes escolas para um debate de temas de relevância internacional, simulando diferentes órgãos e comissões da ONU.

 

- A SIV - Simulação Viva, inspirada no Fórum FAAP, traz a discussão de um assunto controverso, para que os alunos possam adotar e defender as posições de diversos sujeitos sociais envolvidos nas problemáticas e, assim, exercitar estratégias de argumentação e articulação política, mesmo que discordem do ponto de vista que devem promover. O último tema discutido foi a Crise dos Refugiados.

 

- O Júri Popular, atividade que engloba elementos de três disciplinas: Biologia, Geografia e Teatro. Os alunos simulam um Júri que decide se o homem deve ou não ser condenado pelo aquecimento global.

 

- O Cineclube, iniciativa cultural organizada pelos alunos que promovem mensalmente a exibição e discussão de um filme selecionado ou sorteado pelo público, recebendo eventualmente a participação de profissionais envolvidos na produção do filme.

 

- As Aulas Maker, espaço com ferramentas, kits de robótica, componentes eletrônicos e outros materiais de prototipagem que possibilitam que os alunos trabalhem com projetos STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

 

- E os Estudos do Meio de cada série: Centro de São Paulo (1ª série), Brasília (2ª série) e Sertão Nordestino (3ª série).