Aprender com as mãos na massa

Durante o último bimestre, as técnicas de tingimento de tecido estiveram entre os temas trabalhados pelos alunos do curso English + Projeto Fashion World do Atelier da Escola Viva.

Entre as modalidades de tingimento e seu contexto na história da moda mundial, as crianças tiveram contato com a tradicional técnica do chá, a tinta feita de urucum e a famosa e artística tie dye (em inglês, “amarrar e tingir”).

Isso porque, neste primeiro semestre, os alunos desenvolveram o Projeto Fashion World, sobre vestuário. O tema amplo permitiu abordar aspectos históricos da vestimenta e o mundo da moda. Explorando fashion shows em diferentes países, estudamos o modo como a cultura e o clima influenciam na forma como nos vestimos. Propusemos situações de role-play para que as crianças utilizassem o vocabulário e as estruturas aprendidas, expressando suas ideias sobre o tema e colocando-se em diferentes papéis: estilistas, críticos de moda e entrevistadores de programas de TV. Dessa forma, os alunos realizaram apresentações orais e produziram trabalhos criativos, pesquisando e produzindo roupas e acessórios para um fashion show de bonecos, em uma aproximação da cultura maker: aprender com a mão na massa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também um vídeo da aula sobre vestimentas, em que os próprios alunos simularam que estavam e Vancouver (Canadá) e  escolheram looks apropriados baseados em certas temperaturas e situações climáticas para apresentar para o resto da turma.